Investidas em roças de maconha no Paraguai barram a entrada de mais de 189 toneladas de drogas no Brasil

Operação da Senad e FTC mira área de reservas florestas vizinhas de MS

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Ação mira áreas florestais (Fotos: reprodução, Senad)

Agentes do Departamento Regional da Senad em Salto del Guairá, na fronteira com Mundo Novo, no Mato Grosso do Sul, com apoio da Força-tarefa Conjunta e da Força Aérea Paraguaia, conseguiram barrar a entrada de mais de 189 toneladas de maconha no Brasil.

As ações policiais são parte da Operação Regressão I, executada em áreas de reservas florestais usurpadas por organizações criminosas para plantio e produção de maconha.

Um dos pontos alvos das buscas e apreensões é a Reserva Natural del Bosque Mbaracayú, no departamento de Canindeyú. Após 4 dias de ataques aéreos e terrestres em áreas como Aguarañu e Mojón Diez, 20 campos de drogas usados ​​como base de operações acabaram localizados.

Segundo informações da Senad, foram erradicados 62 hectares de plantações de maconha, 3.600 quilos de droga picada e 390 quilos de sementes. A área de plantações erradicadas tira de circulação grande quantidade de drogas.

Ainda de acordo com um balanço divulgado pela polícia paraguaia, as drogas destruídas nas áreas florestais estão avaliadas em cerca de 5,6 milhões de dólares. A ação afeta diretamente as estruturas do crime organizado que atua nas regiões de fronteira com o Brasil.