Um homem – integrante de uma organização criminosa que desviou carga de R$ 600 mil em Dourados – foi preso na cidade de Paragominas, no Pará, nessa quinta-feira (25). A investigação foi conduzida pela 2ª Delegacia de Polícia Civil de Dourados, a 225 quilômetros de Campo Grande. 

O criminoso estava sendo monitorado há alguns meses pelas autoridades policiais, pois seria um dos principais envolvidos na organização criminosa. Com as investigações, o homem foi localizado e preso pela Polícia Civil paraense nessa quinta (25), que também cumpriu mandado de busca e apreensão contra ele.

A organização criminosa possui sede em vários estados brasileiros e se infiltrava em empresas transportadoras de cargas. Assim, eles negociavam fretes de equipamentos eletrônicos, normalmente de alto valor. 

Depois que saía do local de origem, o motorista do veículo que transportava a carga sumia. Ele voltava a fazer contato com a empresa somente alguns dias depois, alegando que a carga havia sido roubada. 

Em agosto do ano passado, uma empresa de instalação de placas solares, localizada em Dourados, contratou um serviço de transporte para uma carga de aproximadamente R$ 600 mil. A carga foi desviada pelos criminosos. 

Após isso, a polícia sul-mato-grossense passou a investigar o crime e expediu mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva contra os principais envolvidos na organização. 

Outro integrante também já havia sido preso em São Paulo há alguns meses por envolvimento com o tráfico de drogas.

A investigação continua para identificar mais envolvidos e vítimas no Brasil.