Pular para o conteúdo
Polícia

Réu por matar ex-namorado da esposa em emboscada é condenado a 19 anos em Campo Grande 

Christian foi assassinado com vários tiros nas costas e na cabeça
Mirian Machado -
(Lucas Caxito, Midiamax)

Raphael dos Santos Motta foi condenado a 19 anos, 3 meses e 35 dias de prisão por matar a tiros o ex-namorado da esposa, Christian Leonir da Silva Santos, em 2022 no Jardim Centenário.

O Ministério Público pediu pela condenação, enquanto a defesa tentou alegar legítima defesa, mas o Conselho de Sentença o condenou. Ele também foi condenado a 35 dias-multa.

A pena será cumprida em regime fechado.

Para os jurados, Raphael disse que o crime aconteceu em defesa, após a vítima invadir a casa em que estava com a mulher. Em seguida, ele contou que estava no quintal da residência por volta das 23 horas, quando Christian o surpreendeu.

“Estava escuro, percebi um homem entrando e eu perguntei quem ele era. Ele me perguntou o que eu estava fazendo na casa. Em seguida eu perguntei o que ele estava fazendo lá, foi quando ele me empurrou e fez um gesto como se fosse sacar uma arma. Nisso eu me levantei rapidamente e fui até o banheiro, onde eu sabia que tinha uma arma para eu me defender”, disse.

Ainda segundo sua declaração, Raphael explicou que após entrar no banheiro e pegar a arma de fogo, ele abriu a porta. Na sequência, saiu e fez os disparos. De acordo com ele, não existem evidências de que ele sofreu traição por parte da vítima, e que efetuou os tiros em razão da invasão inesperada: “nunca vi o celular dela, não foi por traição, tanto que estamos juntos até hoje”.

Momento da negociação

O crime

Foram duas horas de negociação durante a madrugada em 8 de setembro de 2022, no Jardim Centenário, em Campo Grande, até que policiais militares conseguiram invadir uma residência e prender Raphael dos Santos Motta, de 29 anos, pelo assassinato do ex de sua mulher. 

Christian Leonir da Silva Santos, de 38 anos, morreu após ser atingido por vários tiros nas costas e na cabeça. Equipes do 10º Batalhão de Polícia Militar foram acionadas por volta da 1 hora da madrugada, quando a madrasta da mulher recebeu uma ligação dela contando que seu marido havia matado Christian e se trancado com ela dentro de casa. 

Ela contou que estava sendo impedida de sair e que estava com medo do marido, que estava armado. Os policiais chegaram ao local e tentaram por 2 horas fazer com que o autor se entregasse, mas ele se escondeu em uma casa vizinha onde tinha cerca elétrica, na tentativa de dificultar a entrada dos policiais.

Após chamado de reforço, os policiais com coletes balísticos invadiram a casa e encontraram o autor em um dos cômodos. Os agentes prenderam o suspeito em flagrante. A arma usada no crime estava em uma máquina de lavar roupas. 

Para os policiais, Raphael contou que estava preso e, quando encarcerado, a sua mulher se envolveu com Cristhian. Naquela madrugada, a vítima foi até a residência e eles entraram em luta corporal. O autor ainda contou que Cristhian estava armado e conseguiu tomar a arma da vítima.

Ele fez vários disparos que atingiram Cristhian nas costas e na cabeça. A vítima morreu em frente à residência. Raphael, que estava em condicional, foi preso em flagrante e levado para a delegacia.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caso Nicolly: novas partes do corpo da adolescente esquartejada são encontradas às margens de lagoa

Polícia paraguaia prende suspeito de tráfico acusado de triplo homicídio na fronteira com MS

Taxistas bloqueiam carros de terceirizada da Aena em protesto por vaga exclusiva no aeroporto

‘Eu vou te matar’: casal é preso após furtar farmácia e ameaçar trabalhador que tentou conter fuga

Notícias mais lidas agora

Facção mandou matar jovem em Campo Grande porque perdeu revólver, aponta investigação

legendarios arcebispo

Católicos reagem a aviso sobre Legendários: confira 4 pontos de conflito com Igreja

relatoria tereza nelsinho

Senadores de MS partem para os EUA e ganham destaque na briga contra tarifaço de Trump

9096bets: aposte com segurança em uma plataforma líder em 2025

Últimas Notícias

Esportes

Brasil empata com a Colômbia e avança na liderança da Copa América Feminina

Agora, a equipe comandada por Arthur Elias enfrentará o Uruguai, segundo colocado do Grupo A

Polícia

Veterano da PM morre após crise em via pública de Campo Grande

Após parada cardiorrespiratória, a vítima não resistiu mesmo diante de quase uma hora de tentativas de reanimação

Polícia

Cansada do ‘som alto’, mulher chama polícia para vizinho mesmo sob ameaça

Caso aconteceu no Aero Rancho, em Campo Grande. O autor já havia a ameaçado caso ela procurasse a polícia

Polícia

Mulher é presa com quase meia tonelada de maconha na MS–156 rumo a SP

Prejuízo estimado ao crime organizado foi de R$ 950 mil, segundo a corporação.