Gambá agredido em escola foi devolvido ao habitat e pais de adolescente são autuados em Costa Rica

Dupla foi multada em R$ 1 mil por maus-tratos

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Gambá tenta escapar de agressões, mas é impedido (Foto: Reprodução vídeo, leitor Midiamax)

Dois jovens, sendo um de 19 anos e um adolescente, foram multados em R$ 1 mil por maus-tratos após vídeo agredindo um gambá, em uma escola estadual de Costa Rica, cidade a 384 km de Campo Grande.

Segundo a PMA (Polícia Militar Ambiental), o animal foi capturado sem ferimentos graves e devolvido ao habitat natural, próximo à escola.

Apesar do animal não ter se ferido, a ação da dupla foi classificada como maus-tratos. 

Como um deles é menor de idade, os pais foram autuados.

Na gravação, os jovens aparecem chutando o gambá, enquanto o animal tenta fugir das agressões. Uma das pessoas diz para matarem o animal. “Mata o bicho. Mata o bicho”, repete. Já outro intercede pelo gambá: “não mata, não”. Segundo informações apuradas pelo Jornal Midiamax, o vídeo foi compartilhado nas redes sociais do adolescente que agrediu o gambá.

“A falta de informação sobre o impacto negativo dessas ações contribui para comportamentos inadequados. Através da educação ambiental, crianças e adolescentes aprendem a respeitar os animais e a natureza, desenvolvendo empatia e responsabilidade. A PMA busca conscientizar a população, especialmente os jovens, sobre a importância de respeitar a fauna silvestre e preservar o meio ambiente, cumprindo seu papel de guardiã do meio ambiente”, afirma a PMA.

A SED (Secretaria de Estado de Educação) informou que o fato aconteceu no último dia 2 e, segundo a direção, após o ocorrido, os estudantes foram chamados para falar sobre a conduta adotada com o animal.

Ainda em nota, a SED afirmou que “os estudantes foram orientados sobre as práticas adequadas em casos como esse, bem como conscientização e cuidados com a segurança. Também de acordo com a equipe de gestão, o animal foi solto sem ferimentos”.

Conteúdos relacionados