Moradores do bairro Aero Rancho, em Campo Grande, falaram ao Jornal Midiamax sobre os momentos de terror com o ataque de dois pitbulls a quatro cachorros que foram mortos pelos animais, nesta quinta-feira (18). Os pitbulls acabaram mortos a tiros por policiais militares.

Aparecida da Silva Caviglioni, 50 anos, contou que estava em frente de casa e o cachorrinho de estimação da família também, quando viu os dois Pitbulls correndo pelas ruas. Ela contou que ficou com medo pelos netos.

“Foi desesperador”, disse Aparecida que com a ajuda de um vizinho conseguiu resgatar o cachorrinho da família antes de ser atacado. Um morador da Rua Cajazeiras disse que escutou os disparos, mas imaginou que fosse pneu estourando. O barulho era dos policiais disparando contra os animais. 

Aparecida da Silva falou do desespero ao ver os cães soltos (Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

Um vizinho teria dito a ele sobre os ataques dos pitbulls. “Disseram que eles vieram fazendo um estrago nas ruas”, contou. Outro morador contou que também escutou os tiros. A irmã do morador que estava na rua com uma criança voltou correndo ao ver os animais na esquina da rua.

Um morador da Rua Agrolândia relatou que os pitbulls arrancaram um cachorro de uma residência na esquina e atacaram o animal. “Um deles era branco, estava até vermelho de sangue”, falou. 

Ele contou que ligaram para o CCZ, mas foram informados que não poderiam fazer nada, então a PM agiu no caso. “Nunca vimos eles (pitbulls) aqui, tem até dois pitbulls aqui e o pessoal pensou que fossem eles, mas não era”, falou um dos moradores. 

O ataque 

Os policiais faziam patrulhamento pela região, quando receberam informação de que os cachorros estavam soltos por volta das 17h25. Populares contaram que nas proximidades havia dois cães da raça Pitbull, que já teriam atacado e matado pelo menos quatro cães pelo bairro e estavam bastante alterados. 

Foi indicado o local onde os cães estavam e esta equipe observou que os cachorros estavam bastante ensanguentados, devido aos ataques que haviam feito a outros animais. Os policiais tentaram estabilizar os cães para que ficassem naquele local até a chegada de uma equipe do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) para captura dos mesmos. 

Em dado momento os cães fugiram do local, passando a expor a risco pedestres, além de crianças que brincavam. Também foi observado que idosos estavam sentados em frente às residências. Os pitbulls estavam nas proximidades de uma creche e estava próximo do horário de saída das crianças. 

Por isso, os policiais tentaram amarrar os animais até a chegada de uma equipe do CCZ para capturá-los. Assim, desceram da viatura indo na direção dos cães, momento em que os animais tentaram atacar a equipe. Para contê-los, os policiais realizaram pelo menos seis disparos contra os pitbulls. Dessa forma, os animais morreram no local.