Pular para o conteúdo
Polícia

Festividades de final de ano e perturbação do sossego: saiba como denunciar da forma correta

Vítima pode até buscar reparação por danos morais
Layane Costa -
carro de som
Carros de som (Reprodução, Freepik)

Com a chegada das festividades de final de ano, é normal que algumas pessoas se sintam incomodadas pelos barulhos causados pela vizinhança e acionem a PM (Polícia Militar). Entretanto, é necessário ter atenção na denúncia para conseguir pôr fim à algazarra no bairro.

Contudo, para ter efetividade na denúncia, o denunciante precisa acionar o 190 e, além disso, também se dirigir a uma delegacia no mesmo momento, junto à polícia, para a confecção de um boletim de ocorrência. Além disso, a polícia realiza a apreensão do objeto causador da perturbação.

“Pode ocorrer a apreensão dos objetos causadores da perturbação, como prova, a serem apresentados juntamente com o boletim de ocorrência na delegacia da Polícia Civil”, destacou o coronel Almeida, da Polícia Militar de ao Jornal Midiamax.

Caso o denunciante seja preso por perturbação do sossego, ele poderá responder judicialmente pelo ato. “O autor vai responder pela contravenção, por meio de um termo circunstanciado de ocorrência, que será encaminhado ao Poder Judiciário”, detalhou.

Ainda, a vítima poderá buscar reparação pelos danos morais causados. “A vítima ainda poderá procurar assistência jurídica para propor ação judicial visando cessar a perturbação e, consequentemente, a reparação pelos danos morais, materiais e de saúde sofridos”, destacou Almeida.

Os horários compreendidos pela lei são:

  • Diurno – entre as 6h e 18h;
  • Vespertino – das 18h às 21h;
  • Noturno – das 21h às 6h.

Diferença entre perturbação do sossego e poluição sonora

Atualmente, existem a perturbação do sossego e a poluição , sendo as duas práticas consideradas poluentes pela lei, contudo, são caracterizadas de formas diferentes.

“Enquanto a perturbação do sossego alheio é enquadrada como contravenção penal, a poluição sonora é tida como “, explicou Almeida.

A perturbação do sossego está definida no artigo 42 da Lei nº 3.688, conhecido como Lei de Contravenções Penais. “Perturbar alguém, tanto no trabalho quanto no sossego alheio – com gritaria ou algazarra, exercendo ruídos, abusando de instrumentos sonoros ou provocando barulho com animais de estimação – é passível de prisão simples e multa”, explicou Almeida.

Já a poluição sonora é determinada pelo artigo 54 da Lei nº 9.605/1998, chamada de Lei de Crimes Ambientais. “Essa lei compreende a poluição de qualquer natureza que possa causar danos à saúde humana ou à de animais, além de destruição da flora”, explicou.

Entretanto, para caracterizar como poluição sonora, deve haver um laudo técnico. “O laudo técnico deve comprovar a possibilidade de prejuízos à saúde e à qualidade de vida, bem como a frequência de exposição”, detalhou.

Semadur

O Jornal Midiamax procurou a Semadur (Secretaria Municipal de e Gestão Urbana) para esclarecer como a pasta age nessas situações. Em nota, a secretaria informou que realiza a fiscalização durante os plantões noturnos.

“Com medições de níveis sonoros em conformidade com a NBR 10151/2019. Caso seja constatado que o volume de ruído excede os limites estabelecidos pela legislação, o estabelecimento é devidamente autuado administrativamente.

A população deve registrar um boletim de ocorrência por perturbação do sossego por meio da Delegacia Virtual da Polícia Civil no site devir.pc.ms.gov.br. Para denúncias urgentes, a população pode buscar a Polícia Militar pelo 190 ou a Guarda Civil Municipal (GCM) pelo telefone 153, que atua em contribuição às forças de segurança, para que possam apurar a situação e adotar as medidas cabíveis”.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Autor de feminicídio deixou ‘carta’ antes de matar professora

Jantar de Lula no Alvorada tem presença de Moraes, ministros do STF e Gonet

Polícia apreende armas e pássaros mantidos ilegalmente em cativeiro

Casos de vírus respiratório e Influenza A estão em queda no Brasil

Notícias mais lidas agora

20º feminicídio em MS: professora é morta a facadas pelo ex-marido em Ribas do Rio Pardo

Empresário denuncia ‘prefeito influencer’ de Ivinhema por suspeita de fraude em licitação

Consórcio Guaicurus ameaça atrasar salários se não receber R$ 8,4 milhões da Prefeitura

Agência deverá pagar R$ 10 mil a cliente por falha em cancelamento e agendamento de voo

Últimas Notícias

Brasil

Ferramentas jurídicas são fundamentais para reduzir feminicídios

Ministra entende como muitas mulheres se sentem culpadas na hipótese de denunciar

Polícia

Polícia apreende 1,8 tonelada de maconha e recupera caminhonete

Na caminhonete foram localizados e apreendidos 1.824,6 kg de maconha

Brasil

Câmara declara perda de mandato a 7 deputados e dá posse a substitutos

Mesa Diretora da Casa publicou ato na quarta-feira (30) confirmando a perda das vagas

Esportes

Flamengo tem estreias, mas perde no Maracanã e vê Atlético-MG abrir vantagem na Copa do Brasil

Flamengo precisa vencer por dois ou mais gols de diferença na Arena MRV