Pular para o conteúdo
Polícia

‘Decreto’ por infração ao estatuto da facção causou execução de Opalão do PCC, segundo relatório

‘Tonzinho’ seria um assassino de aluguel que a facção contrata para executar quem desobedece estatuto
Thatiana Melo -
(Reprodução)

A infração ao estatuto do PCC (Primeiro Comando da Capital) por Mateus Pompeu Dias, de 40 anos, conhecido como ‘Opalão do PCC’, executado a tiros no dia 21 de março no bairro Montevidéu, em , seria a possível causa da morte, segundo relatório da DHPP (Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa). 

De acordo com o relatório, Mateus matou um membro da facção sem permissão da organização e, em casos graves como este, o faccionado é ‘julgado’ pela hierarquia maior do PCC. Assim, em casos extremos, é elaborado o ‘Decreto’, que é a punição mais grave, a morte.

Pelas regras do PCC, as punições a membros vão desde afastamento, suspensão e exclusão e, em última instância, a morte. Mateus estaria ‘jurado de morte’ depois deste assassinato e por ser suspeito de estupro.

Quando teve a esposa Sônia Estela Flores, assassinada por engano em abril de 2020, Opalão do PCC falou que estava recebendo ameaças desde 2016. Apontado como assassino de Opalão, ‘Tonzinho’ foi descrito pelo relatório com “frieza e consciência do fato, não sendo motivado por vingança”. 

Segundo o relatório, ‘Tonzinho’ seria o tipo de um ‘sicário’, ou seja, um assassino profissional, contratado para cometer as execuções a mando da facção PCC. Opalão tinha mais de 60 passagens pela polícia.

Execução do Opalão do PCC

Um policial que seguia para o trabalho tentou evitar o crime, quando percebeu a ação do motociclista e jogou o carro em cima do autor, que conseguiu se desvencilhar. Em seguida, o motociclista emparelhou ao lado do motorista e fez os disparos.

O motorista morreu no local antes da chegada do socorro e teria sido atingido por cerca de oito tiros. O policial ainda perseguiu o motociclista, que atirou contra o carro do militar. Ocorreu troca de tiros e o autor acabou preso. 

A vítima tinha várias passagens pela polícia, entre elas, de estupro contra as próprias filhas. O autor também tem passagens. A Polícia Militar acredita em acerto de contas entre os dois.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Marido usa arma de choque e foice para agredir esposa em Angélica

‘Já matei e quero matar você também’: com facão, homem ameaça assassinar vizinha idosa em Jardim

Câmara aprova projeto que torna permanente a Lei de Incentivo ao Esporte

Mulher fica ferida ao ser espancada por dois homens em Sonora

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

‘El Monstruo’: o criminoso mais procurado do país pode estar escondido na fronteira de MS

VÍDEO: Madrinha homenageia Sophie no dia em que bebê completaria 1 ano de vida

cepol amigo

Polícia prende ladrão em flagrante e recupera objetos furtados na Vila Nasser

Últimas Notícias

Política

Trump ameaça taxar Rússia em 100% caso guerra com a Ucrânia continue

Otan anuncia que vai pagar por nova leva de equipamentos militares

Esportes

Juventude vence com Gilberto herói, VAR polêmico e deixa Sport agonizando

O atacante foi às redes no começo de cada tempo e foi ovacionado pela torcida

Polícia

Mulher fica ferida ao ser agredida com garrafada de vidro em bar de Bonito

A vítima teve vários ferimentos pelo corpo e precisou ser encaminhada para o hospital da cidade

Política

Lei da Reciprocidade Comercial será publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira

Presidente Lula assinou o decreto que regulamenta a Lei nesta segunda-feira