Um grupo é suspeito de aplicar golpes usando o nome do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul. Nesta quarta-feira (14) a corporação emitiu uma nota, alertando a população sobre a suposta cobrança de taxas para emissão de certificados.

Assim, a corporação afirma que não envia e-mails informando sobre a realização de visitas para a emissão ou validação de certificados de vistoria, tampouco envia boletos com cobrança de taxas. 

O pedido é para que todos fiquem atentos, pois esses e-mails se tratam de golpe. Além disso, qualquer tentativa de golpe dele ser informada imediatamente para a polícia.

A nota esclareceu ainda que em Mato Grosso do Sul a emissão de certificado de vistoria relativo ao Processo de Segurança Contra Incêndio e Pânico é regulamentado pela Lei Nº 4.335 de 10/04/2013, além de outras normas técnicas, todas disponíveis no site. 

Apesar de não enviar e-mails, caso ocorra, a pessoa deve ficar atenta ao e-mail padrão oficial da instituição que tem o final @cbm.ms.gov.br.

Caso a pessoa necessite emitir certificado de vistoria para seu imóvel pode acessar o site https://www.bombeiros.ms.gov.br/ e, no rodapé, clicar em SISTEMA PREVENIR. Lá, poderá consultar informações sobre validade do certificado, certificado on-line, processos de segurança contra incêndio e pânico, suporte técnico, legislação e outras informações. 

Por fim, em caso de dúvidas a população pode procurar a Seção de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros do município.

Site oficial do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul.