Pular para o conteúdo
Polícia

Com plantio de girassóis, grupo faz ato em memória de Marielle Franco em Campo Grande

Ação pede o fim da violência política contra as mulheres negras
Mirian Machado -
Plantio de girassóis em Frente à Casa da Mulher Brasileira. (Ali Gonçalves)

O coletivo Geni, realizou um ato em nesta quinta-feira (14) em memória da vereadora Marielle Franco, assassinada em 14 de março de 2018. No dia em que o crime completa 6 anos, atos Brasil afora são realizados para ecoar questionamentos sobre o assassinato.

Em Campo Grande, por volta das 6h, o grupo com seis mulheres fez plantio de girassóis, que compõem o logo do Instituto Marielle Franco, além de declamar o poema Recriando Negras Maneiras de Existir, da psicóloga e escritora Maria Carolina, na frente da Casa da Mulher Brasileira.

A ação faz parte do movimento nacional #MarçoPorMarielleEAnderson.

O poema declamado expressa vivências e desafios enfrentados pelas mulheres negras, abordando a dor das estatísticas de violência, a pressão para que sejam fortes, o peso de não poderem errar e a constante luta contra os estereótipos.

A flor tornou-se a marca de sua campanha à Câmara Municipal do porque foi o primeiro carinho a ela oferecido ao declarar-se candidata. No dia de seu velório, populares enfeitavam de girassóis os caminhos por onde seu corpo passava, durante os serviços funerais e, nos momentos seguintes, o girassol transformou-se em símbolo de seu esplendor e da procura determinada pela vida empreendida pelas mulheres negras, que semeiam o legado de Franco.

Desde 2019, o Instituto que leva o nome da vereadora incentiva a realização de atos por sua memória e para ecoar as perguntas: Quem mandou matá-la e por quê?

Para Ladielly de Souza, 27 anos, cofundadora do Coletivo Geni, o ato é uma maneira singela e simbólica de homenagear a vereadora Marielle Franco. “Dizer da importância de sua luta por justiça, sua história nos inspira a continuar em defesa de um mundo sem violência, em que nossa voz seja ouvida, e nossas pautas respeitadas”.

(Alicce Rodrigues, Midiamax)

Coletivo Geni

É um grupo de estudos da produção intelectual de autoras negras. Ladielly de Souza, Ana Raile, Amanda Silva e Letícia Maris o fundaram em 2020, quando faziam a graduação em Psicologia na UCDB. Atualmente, o grupo reúne-se às segundas-feiras, 18h30, no bloco 13 da UFMS. 

Tem coordenação da professora pós-doutora Thaize Reais, Ladielly de Souza, Brunna Salles e Carol D’Santana. A participação é aberta a qualquer pessoa que se interessar pelas leituras e discussões pertinentes.

Assassinato de Marielle

No dia 14 de março de 2018, Marielle Franco, 38, vereadora eleita pelo PSOL/RJ, e Anderson Gomes, 39, seu motorista, foram executados a tiros de submetralhadora, em uma emboscada, na Rua Joaquim Palhares, bairro do Estácio, região central do Rio de Janeiro, por volta das 21h30. Somente em 2023, o crime começou a ser elucidado, apontando-se executores e possíveis mandantes, também se confirmando a hipótese da motivação política.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Churrasco na Afonso Pena comemora Lei Magnitsky contra Moraes: ‘está só começando’

Motociclista invade preferencial e acaba atingida por carro na Avenida Mato Grosso

MC Livinho recebe alta da UTI, após perfurar pulmão em acidente de moto

bolsoaro ovando

‘Tirania togada’: deputado Luiz Ovando celebra sanções contra ministro do STF

Notícias mais lidas agora

Dois dos três produtos mais exportados por MS aos EUA escapam do tarifaço de Trump

‘Corremos atrás do sim e conseguimos parcialmente’, diz Nelsinho Trad após Trump liberar celulose e ferro de MS

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Artista de Três Lagoas é finalista em mostra nacional do Conselho Federal de Psicologia

Últimas Notícias

Brasil

Confira quais são os 694 produtos brasileiros que ficaram ‘livres’ do tarifaço de Trump

As determinações de Donald Trump se amparam em suposta ameaça a segurança nacional, a política externa e a economia dos Estados Unidos

Brasil

‘Inaceitável’: Lula critica tarifas de Trump e afirma que medida é afronta à soberania nacional

Para o governo brasileiro, a iniciativa representa uma tentativa de interferência indevida no Poder Judiciário

Le Blog Maria Antonia

O raro Rolex “Barbie” de Lionel Messi

O que Lionel Messi, o ator Mark Wahlberg e Mirka Federer, esposa do lendário tenista Roger Federer, têm em comum? Os três fazem parte de um seleto grupo que ostenta no pulso um dos relógios mais cobiçados (e enigmáticos) do mundo da alta relojoaria: o Rolex Cosmograph Daytona ref. 126538TRO, apelidado carinhosamente de “Barbie”. Essa … Continued

Trânsito

Colisão mata duas pessoas na MS-157, entre os distritos de Montese e Piraporã

Uma das vítimas chegou a ser levada ao hospital, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos