A Justiça paraguaia determinou nesta quinta-feira (31) que Miguel Ángel Insfrán Galeano, conhecido como ‘Tío Rico’, e considerado o chefe do narcotráfico no Paraguai, país que faz fronteira com o Brasil por Ponta Porã, a 315 quilômetros de Campo Grande, vai a julgamento.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
O narcotraficante – preso em fevereiro de 2023 no Rio de Janeiro – é acusado de introdução no país e envio para o exterior de substâncias entorpecentes, bem como comercialização ilícita de substâncias perigosas e associação criminosa.
Segundo publicou a imprensa paraguaia, ABC Notícias, a Juíza Rosarito Montanía, especialista em crime organizado, foi quem determinou que ‘Tío Rico’ seja submetido ao julgamento oral e público.
Investigações
Miguel Ángel Insfrán Galeano é um dos investigados no âmbito da ‘Operação A Ultranza’, que investiga lavagem de dinheiro do tráfico internacional de cocaína. Segundo informações policiais, ‘Tío Rico’ tem uma extensa ficha e teria iniciado no crime organizado cometendo delitos relacionados a furtos de veículos e também assalto à mão armada.
Durante a ‘Ultranza’, os agentes da Senad encontraram propriedades valiosas e carros de luxo. Os bens foram adquiridos com dinheiro do tráfico. Os policiais paraguaios também invadiram uma casa na cidade de Presidente Franco, onde foram apreendidos R$ 73 milhões, um fuzil, três pistolas e dois revólveres.
Além dele, Rodrigo Emilio Montalva Agüero – preso em fevereiro deste ano – é investigado por integrar a organização criminosa liderada por Miguel e Sebastián Enrique Marset Cabrera. Rodrigo é apontado como operador logístico de ‘Tío Rico’.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.