Aumento de feminicídios em MS deflagrou operação e prendeu 23 agressores de mulheres 

Foram cumpridos 83 mandados de busca e apreensão e de prisão

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
(Nathalia Alcântara, Midiamax)

Um aumento de casos de feminicídios em Mato Grosso do Sul resultou na deflagração da Operação Aurora, em Campo Grande, nesta quarta-feira (18). Foram cumpridos 83 mandados de busca e apreensão e de prisão em todo o Estado.

Um homem de 35 anos foi preso na região Noroeste de Campo Grande, por violência doméstica, ameaça e injúria. De acordo com a delegada Elaine Benicasa, a operação foi destinada em razão de um pequeno aumento que nós tivemos, principalmente, importante dizer, e tão somente, dos crimes de feminicídio consumados.

“No mesmo período, nós tivemos ano passado 29 feminicídios consumados em todo o Estado, e nesse ano nós contamos com 31 feminicídios consumados em todo o Estado. Porém, é importante dizer, que houve uma queda dos feminicídios tentados.”, disse a delegada.

Ainda segundo Benicasa, “Sejam tentados ou consumados, o ânimo do autor é o ânimos chamado por nós de necândia, ou seja, aquela vontade de retirar a vida daquela mulher pelo simples fato de ela ser mulher.”, falou a delegada. 

Foram 111 tentativas de feminicídio no Estado em todo o ano passado, e 85 agora em 2024. Já sobre feminicídios foram 9 confirmados e 17 tentativas. “É mais importante terminar o ano com essa operação, até mesmo porque a gente sabe que o período festivo está aí, chegando, e é possível que com o consumo de bebidas alcoólicos e tudo mais, pode ser que isso resulte em mais casos.Então, essa operação vem até no sentido de que os eventuais agressores se atentem dentro.”, terminou o Delegado-Geral, Lupérsio Degerone.