A Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou nesta quarta-feira (24) a 2ª fase da Operação ‘Tio Patinhas’ contra grupo criminoso investigado por tráfico de drogas, associação ao tráfico, lavagem de dinheiro e comércio ilegal de armas de fogo e munições.

Os criminosos faziam esquema de distribuição de drogas e utilizavam Mato Grosso do Sul como rota para o tráfico para a Grande Florianópolis. 

A ação coordenada pela Draco (Delegacia de Repressão ao Crime Organizado) prevê o cumprimento de 70 mandados de busca e apreensão, além de sequestro de bens em 16 municípios.

Na ação cerca de 400 policiais civis estiveram empenhados. Até o momento, cinco pessoas foram detidas em flagrante por tráfico de drogas, com a apreensão de cerca de 6 kg de entorpecentes. Em uma casa vazia, foi encontrada uma pistola calibre 9 mm e munições.

Segundo o Correio de Santa Catarina, também foi ordenado o confisco judicial de 3 carros de luxo pela 2ª Vara Criminal de Palhoça, com parecer favorável da 5ª Promotoria de Justiça da mesma cidade. 

Operação Tio Patinhas

Na primeira fase, deflagrada em abril, foram descobertas mais de 45 pessoas envolvidas no esquema. Segundo o portal Conexão, foram presos em flagrante dois indivíduos com cerca de 40kg de drogas, ocasião em que foram apreendidos três veículos que, juntos, estão avaliados em cerca de R$ 1,5 milhão, sendo um Jaguar, uma Porsche Cayenne e um HB20. Ainda foi decretado pela justiça a indisponibilidade de dois imóveis.

A operação recebeu o nome de “Tio Patinhas” devido às imagens do personagem encontradas na casa do investigado.