VÍDEO: Ex-major Carvalho é extraditado para Bélgica sob forte aparato policial
Ex-major estava preso na Hungria
Thatiana Melo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O ex-major Sérgio Roberto de Carvalho, preso na Hungria desde junho de 2022, foi extraditado sob forte aparato policial nesta sexta-feira (16) para a Bélgica. A prisão do ex-major aconteceu após uma investigação da Polícia Judiciária portuguesa, em articulação com as autoridades brasileiras.
Imagens feitas pela polícia da Hungria mostram o ex-major cercado por policiais e sendo colocado colete a prova de balas nele, uma espécie de capacete e depois sendo conduzido até um veículo onde entra junto de outros policiais fortemente equipados.
Nas imagens divulgadas pela coluna do Josmar Zonino, do UOL, o veículo sai e é escoltado por outros veículos da polícia até a chegada ao aeroporto. O ex-major foi escoltado por equipes policiais também em motocicletas. Em seguida, Carvalho é colocado dentro de um avião com destino à Bélgica.
A decisão de mandá-lo para a Bélgica foi tomada pela ministra da Justiça húngara, Judit Varga. As autoridades belgas acusam o major de ser o dono de 1,3 tonelada de cocaína apreendida em agosto de 2021, em um avião turco no aeroporto internacional de Fortaleza, no Brasil, de acordo com Josmar Zozino do UOL.
A prisão do ex-major aconteceu após uma investigação da Polícia Judiciária portuguesa, em articulação com as autoridades brasileiras, que teria sido determinante para o fim do império do barão da droga — que tinha atividade em Portugal, onde estaria lavando dinheiro por meio de investimentos milionários, nomeadamente em imóveis que foram arrestados por ação da polícia.
Major estava escondido na Europa
Major Carvalho foi preso pela primeira vez em 1997, quando já estava no quadro da reserva dos oficiais da PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul). Ele foi militar por 16 anos e é considerado um dos mais poderosos e influentes traficantes da América do Sul.
O ex-major só foi expulso da PM 22 anos após ser preso por tráfico de cocaína pela primeira vez. A demissão foi publicada no Diário Oficial do Estado do dia 7 de março de 2018.
O decreto assinado pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) informava que o major perdeu o cargo por consequência do trânsito em julgado de sentença judicial que determinou a expulsão.
Notícias mais lidas agora
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
Itaú vai estabeler que Pix por WhatsApp tenha limite de R$ 200 por dia na fase inicial
O primeiro grupo de clientes com acesso ao produto terá cerca de 5 mil pessoas
Relatora da CPI das Bets, senadora Soraya Thronicke reforça segurança pessoal
Segurança da parlamentar em Brasília é apoiada pela Polícia Federal, enquanto em MS, foi criada uma uma escolta
VÍDEO: Colisão na BR-163 entre Nova Alvorada do Sul e Rio Brilhante deixa rodovia parcialmente interditada
Ainda não se sabe a dinâmica da colisão
Conselho da agência nuclear da ONU condena o Irã pela 2ª vez no ano por falta de cooperação
O conselho de fiscalização nuclear do órgão também pediu por respostas sobre partículas de urânio encontradas em dois locais que não foram declarados como instalações nucleares
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.