Pular para o conteúdo
Polícia

Técnicos analisam local de acidente para apontar causa de explosão de avião que matou piloto de MS

Aeronave caiu logo após a decolagem e explodiu
Lívia Bezerra - Publicado em
Compartilhar
Acidente com avião mata piloto de MS e funcionário que trabalhava em aeroporto em MT (Reprodução, Araguaia Notícias)

As causas do acidente aéreo que matou o piloto sul-mato-grossense Fernando Kawahata Barreto, nessa quarta-feira (4), em Cuiabá (MT) será apontada pelos investigadores do SERIPA VI (Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), que foram acionados para atender a ocorrência. 

A aeronave explodiu logo após a decolagem. Ela perdeu a sustentação e caiu ainda na área do aeródromo, em Cuiabá. Em contato com o Jornal Midiamax, o SERIPA VI informou que o processo de investigação já está em andamento. 

“Investigadores do SERIPA VI, localizado em Brasília (DF), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), foram acionados para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PS-JCO, na última quarta-feira (04/10), em Cuiabá (MT). Na Ação Inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e a confirmação de dados, a preservação de indícios, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias ao processo de investigação”.

O órgão ainda afirmou que as investigações por parte do Cenipa são concluídas o mais rápido possível, de acordo com a complexidade de cada ocorrência. “O Cenipa tem o objetivo de investigar as ocorrências aeronáuticas, de modo a prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram. A conclusão das investigações terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes”.

Explosão

A aeronave explodiu nessa quarta-feira (4) logo após a decolagem. Ela perdeu a sustentação e caiu ainda na área do aeródromo, em Cuiabá (MT). Com a queda, o avião atingiu um galpão que estava em obras para ampliação e um funcionário que estava no galpão acabou morrendo. O avião explodiu com a queda. A aeronave tinha autorização para uso particular. 

Imagens divulgadas pelo site local Araguaia Notícias mostram que o avião aparece inclinado próximo à pista, em um ângulo de voo em que a sustentação fica comprometida, o que tornava uma manobra de recuperação bastante difícil.

Na sequência, a asa esquerda acabou tocando o asfalto e a aeronave terminou chocando com um hangar, onde explodiu. Informações preliminares dão conta que o avião sofreu uma falha num dos motores ao decolar do aeroporto.

Além do piloto, estavam no voo o produtor rural Adelar Mateus Jacobows e um amigo que foram encaminhados pelo Centro Integrado de Operações Aéreas – CIOPAer ao HMC.  

Ainda segundo informações, o avião é um King Air C90GTI, e está registrado em nome de Valdir Roque Jacobowski, produtor rural de Campo Novo do Parecis (MT).

Piloto registrava o amor pelas aeronaves na internet

O piloto Fernando fazia o que amava, conforme as palavras do irmão Adriano Barreto, publicadas em rede social. Além disso, ele tinha um canal no YouTube, onde compartilhava rotinas de voo com seus mais de dois mil seguidores. 

“…O conforto é saber que ele fazia o que amava… e assim se despediu… dona Fátima… cuide do nosso caçula… @fkbarreto … cuide de nós!! Nossos encontros eram raros depois que mamãe partiu… e isso pra ser sincero é o que mais me chateia agora…”, lamentou o irmão Adriano sobre a partida precoce de Fernando. 

O canal do YouTube conta com quase 200 vídeos publicados, onde Fernando compartilhava suas diversas viagens pelo Brasil, mostrando aos seguidores decolagens com as aeronaves que pilotava e sobrevoo entre as nuvens.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre 'cratera' na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra 'fotógrafo de ricos' em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Escolas rurais da Reme, de Campo Grande, voltam às aulas dia 17

Decisão ocorreu devido a fatores climáticos e de logística

Cotidiano

Castramóvel, Drive-thru da Oração e Ação do Procon interditam trânsito de Campo Grande neste fim de semana

Há interdições previstas para segunda, terça e quarta-feira também

Polícia

Lojas de tênis alvo de fiscalização reabrem com os mesmos produtos no centro de Campo Grande

As lojas foram fiscalizadas na última quarta-feira (5)

Polícia

Homem tenta esfaquear outro e acaba agredido com soco na Praça Ary Coelho

Vítima foi levada até a UPA Coronel Antonino na tarde desta sexta-feira (7)