O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) é alvo de uma operação da Polícia Civil, ‘Gravame', onde uma servidora e despachantes estariam envolvidos em um esquema de transferência irregular de veículos. São cumpridos mandados em e em . No total, são cumpridos oito mandados de busca e apreensão.

Foi descoberto um esquema de corrupção ativa e passiva, falsidade ideológica e inserção de dados falsos em sistemas de informação do Detran. Conforme as investigações, uma servidora de Bela Vista é suspeita de receber propina para a realização de transferências irregulares de veículos. 

Carros e caminhões de outros estados eram encaminhados para transferência de unidade da federação ou de propriedade na agência de Bela Vista e, em seguida, com a participação da servidora, tinham os cadastros alterados, mesmo sem nunca terem circulado e nem terem sido apresentados para vistoria.

Outra fraude constatada foi a transferência de carretas para a inclusão fraudulenta do 4º eixo nas especificações do veículo, trâmite que, normalmente, depende até mesmo de um engenheiro e de aprovação pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). 

Em oito meses, a servidora teria movimentado mais de R$200 mil, e recebido pouco mais de R$30 mil como remuneração. Além da servidora, são alvos dos mandados de busca e apreensão ao menos quatro despachantes suspeitos de enviarem valores para que a funcionária realizasse os procedimentos ilegais.

A investigação conta com o apoio da Corregedoria de Trânsito, do GOI (Grupo de Operações e Investigações) e da 5ª Delegacia de Polícia Civil de Campo Grande.