Pular para o conteúdo
Polícia

Ronnie Lessa, acusado da morte de Marielle, tem pena ampliada pela Justiça

Lessa está preso na Penitenciária Federal de Campo Grande
Thatiana Melo -
Ronnie Lessa está preso em Campo Grande desde dezembro de 2020 (Divulgação PF)

O policial militar reformado Ronnie Lessa, de 51 anos, acusado do assassinato da ex-vereadora do , Marielle Franco, e do motorista Anderson Gomes, preso na Penitenciária Federal de Segurança Máxima de , em Mato Grosso do Sul, desde dezembro de 2020, teve a pena ampliada pela Justiça.

A decisão da ampliação da pena foi publicada nesta quarta-feira (8) pela Justiça do Rio de Janeiro. A decisão é sobre o processo que julga o sumiço das armas ligadas ao crime. Segundo o Portal UOL, a decisão foi por unanimidade de votos.

O ex-policial militar teve a pena ampliada de quatro anos e meio para cinco anos, além de 16 dias-multa e o cumprimento da pena em regime fechado. Elaine Pereira Figueiredo Lessa (esposa de Ronnie), Bruno Pereira Figueiredo, José Márcio Mantovano e Josinaldo Lucas Freitas também tiveram as penas ampliadas. Eles haviam sido condenados a quatro anos de prisão em regime aberto.

Lessa foi citado em delação premiada do ex-PM Élcio de Queiroz, firmada com a Polícia Federal, onde confessa ter participado junto com Ronnie Lessa da execução da ex-vereadora. A delação de Élcio resultou em uma operação nesta segunda-feira (24), no Rio de Janeiro, que prendeu ex-bombeiro Maxwell Simões Corrêa, o Suel, que foi expulso pelo do Rio de Janeiro, em maio do ano passado, após ser condenado por atrapalhar as investigações sobre as mortes de Marielle Franco e Anderson Gomes. A Operação Élpis cumpriu sete mandados de busca e apreensão.

Ronnie Lessa morava e foi preso no mesmo condomínio em que Jair morava com a família na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Apesar disso, o suspeito de matar Marielle afirmou que nunca foi próximo do presidente. 

Operação Florida Heat

Ele foi alvo ainda de outras operações como a ‘Florida Heat’ em março de 2022, contra organização criminosa voltada para o tráfico internacional de armas, dos EUA para o Brasil. As investigações, que começaram em 2020, descobriram um grupo responsável pela aquisição de armas de fogo, peças, acessórios e munições nos EUA e, posteriormente, envio ao Brasil. A internalização do armamento, no Brasil, se dava por meio de rotas marítimas — contêineres — e aéreas — encomenda postal — pelos estados do Amazonas, e Santa Catarina e tinham como destino final uma residência em Vila Isabel, no Rio de Janeiro.

Na maioria das vezes, o material era escondido em equipamentos como máquinas de soldas e impressoras, despachados junto a outros itens como telefones, equipamentos eletrônicos, suplementos alimentares, roupas e calçados. Desta residência, as peças eram retiradas pelos integrantes da célula no Rio de Janeiro — responsável pela usinagem e montagem do armamento, com auxílio de impressoras 3D, que posteriormente eram distribuídas para traficantes, milicianos e assassinos de aluguel.

A quadrilha investia o dinheiro adquirido com o tráfico de armas em imóveis residenciais, criptomoedas, ações, veículos e embarcações de luxo. Também foi decretado o sequestro de bens, avaliados em cerca de R$ 10 milhões. Ao longo da investigação, houve apreensão de milhares de armas, peças, acessórios e munições de diversos calibres, tanto no Brasil, quanto nos EUA.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Lula se reúne com estudantes vítimas de acidente na BR-153

soraya

Senadora Soraya Thronicke defende ajuda financeira para setores prejudicados por ‘tarifaço’ dos EUA

Recordista mundial da maratona é flagrada em exame antidoping

De 5ª cidade que mais trai para fora do ranking: campo-grandenses estão mais fiéis

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

Lula promete taxar empresas americanas digitais

Últimas Notícias

Sem Categoria

Jiboia sai para ‘passear’ e surpreende moradores do Zé Pereira 

Estima-se que animal tenha, pelo menos, dois metros de comprimento

Polícia

Comerciante é detido por ‘gato’ de energia durante operação em Campo Grande

Comerciante foi levado para a delegacia na manhã desta quinta-feira (17)

Transparência

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

Empresários do ônibus querem receber mais que o dobro do valor pago por irregularidades nas linhas de ônibus de Campo Grande

Brasil

Entidade de magistrados do RS abre processo de expulsão de juíza demitida por fraudar métricas

Magistrada está afastada do cargo desde setembro de 2023