Com 70% dos votos, a chapa liderada por Danielle Bueno venceu novamente a eleição para a presidência do Sinpap/MS (Sindicato dos Peritos Papiloscopistas Oficiais de Mato Grosso do Sul) nessa segunda-feira (31). Com isso, Danielle comanda o sindicato nos próximos três anos, levantando a principal bandeira da luta pela valorização e reconhecimento profissional junto ao Governo do Estado.

“O reconhecimento da oficialidade da profissão da categoria perante o Governo do Estado é nossa luta principal e esperamos alcançar esta conquista em breve”, destaca a dirigente. 

Otimista e com sentimento de dever cumprido, Danielle conversou com a reportagem do Jornal Midiamax e agradeceu os votos recebidos. “Foi uma eleição polêmica, que houve uma certa dose de tentativa de controle externo da administração sindical e, ainda assim, os filiados deram o voto na urna de que o sindicato vai, sim, continuar sendo base do servidor. Então, é uma sensação de estar no caminho certo, sensação de que os filiados estão se sentindo representados por essa diretoria e, ao mesmo tempo, com fé e otimismo”.

O perito papiloscopista é um perito oficial de natureza criminal, extinguindo as controvérsias, conforme a declaração do STF (Supremo Tribunal Federal) na ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) 5182/PE. “As possibilidades foram apresentadas ao Governo do Estado, que encaminhou ao de Polícia Civil, onde aguarda votação. Também se vislumbra a hipótese de unificação das carreiras periciais da Polícia Civil, vez que ambas carreiras se tratam de atividade fim”, explica Danielle.

Para a presidente, a confiança da vitória na luta pela oficialidade da profissão são os precedentes de outros estados brasileiros que já fizeram este processo. No (ES) a unificação foi realizada há cinco anos e Danielle ressalta: “A unificação das carreiras periciais não só é licita, como já vem sendo realizada há anos em demais entidades federativas. Justamente por tratar-se de competência estadual, como bem ressaltou a ADI 5182”. 

Nova diretoria

A nova diretoria do Sinpap/MS para o triênio 2023/2026 é composta por Danielle Bueno Fernandes da Silva (presidente), José Bento Corrêa (vice-presidente), Mônica Félix Andrade Nascimento de Oliveira (secretária-geral), Marco Aurélio Cândido Castro Sá (2º secretário), Isabela Teixeira Etto (tesoureira-geral), Regiane da Silva Souza (2ª tesoureira), Liene Penitente Deboni (relações públicas) e Erika Gehre Dantes Torres (assessora de relações públicas).

O Conselho Fiscal eleito é formado por Gisélia Subtil Maldonado, Marcos Gonzales Soares e Ricardo de Werk Filho, tendo como suplentes Ricardo Vizarro Leite, Derlis Ariel Cavalheiro Messa e Maira Gasques Chaves Cappi.