O homem de 32 anos, preso por deixar pitbulls infestados de carrapatos, em casa na Vila Marcos Roberto, em Campo Grande, disse em depoimento que havia adotado a cadela há uma semana e que ela teria sido recolhida da rua já doente. Na casa, estavam dois pitbulls adultos e um filhote, e todos os animais foram recolhidos.

Segundo o homem, ele já tinha dois cachorros e a cadela foi encontrada vagando na rua e recolhida por ele. A cadela já estaria doente e o casal estava à procura de remédios junto a uma ONG, a medicação teria sido prometida, mas não entregue pelos voluntários. 

A cadela teria transmitido os carrapatos para os seus outros dois cachorros. O homem ainda afirmou que não tinha intenção de causar dolo aos animais. A defesa pediu pela liberdade do homem.

Os cachorros estavam em uma casa, com uma edícula aos fundos e com capim alto. Os animais foram encontrados no quintal, sendo que um deles nem se levantou para latir. Todos estavam esqueléticos e infestados de carrapatos da forma mais agressiva.

O homem foi levado para a delegacia e os animais foram recolhidos com auxílio do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), e encaminhados para uma clínica veterinária.