Pais são detidos em flagrante por deixarem crianças de 2 e 3 anos sozinhas em casa

Vizinho chamou a polícia ao perceber as crianças chorando e o cheiro de gás que vinha da residência

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
DEPCA – Foto: Nathalia Alcantara/Midiamax

Na manhã desta terça-feira (24), situação de abandono de incapaz foi descoberta na região do Coophavila, em Campo Grande. Uma menina de 2 anos e o irmão, de 3 anos, foram deixados sozinhos pelos pais, que acabaram autuados em flagrante.

Conforme a tenente Camila Egashira, da Polícia Militar, equipe foi acionada por um vizinho já por volta das 7 horas. No entanto, só às 10h30, com viatura disponível, os militares foram até a casa, chegando minutos após o pai das crianças.

Neste momento, Conselho Tutelar também já estava a caminho da casa, após ser acionado pelas testemunhas. Um vizinho relatou que ouviu as crianças chorando e sentiu forte cheiro de gás.

Assim, entrou na casa e encontrou as quatro bocas do fogão com o registro de gás aberto, então desligou. Depois, deu comida para as crianças.

“Moro ali desde que nasci. Eles moram ali de aluguel tem 3 meses, na casa que é do meu irmão”, contou o vizinho ao Midiamax.

“De duas semanas pra cá, elas ficam sozinhas de 20 a 40 minutos todos os dias praticamente. Hoje foi a primeira vez que ficaram 5 horas sozinhas”, disse.

Também foi relatada situação de agressões verbais e físicas por parte do pai das crianças. “Hoje foi a gota d’água”, afirmou ainda sobre ter chamado a polícia.

Pais foram presos em flagrante

Mãe e pai das crianças, de 42 e 43 anos, foram levados para a DEPCA (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente). Lá, foram autuados em flagrante.

Ainda conforme o advogado, foi arbitrada fiança de um salário mínimo para cada. Também segundo a defesa, o pai trabalha de madrugada, até 6 horas.

No entanto, teria saído do trabalho direto para o banco, para sacar dinheiro. Já a mãe teria saído por volta das 5h45.

Neste período, as crianças ficaram sozinhas. Também esteve na delegacia um rapaz de 21 anos, alegando que é irmão das crianças e que mora na casa. Apesar da suspeita dos vizinhos de que ele não mora junto com a família, o Conselho Tutelar confirmou o fato.

Mesmo após os pais serem soltos, as crianças devem ficar aos cuidados do irmão mais velho, conforme o delegado Roberto Morgado.

“As crianças são muito novas. Eles são tão novas que, no meu entendimento, o simples fato de ficarem sozinhos na casa já é crime de abandono de incapaz”, disse ainda o delegado.

Os pais pagaram a fiança arbitrada, antes das 17h30, e foram liberados.

*Matéria editada para acréscimo de informação

Conteúdos relacionados