Uma pessoa foi presa na manhã desta terça-feira (11) durante a deflagração da Amerímnia, feita pela Polícia Federal contra organização do contrabando de cigarros. Foram cumpridos oito mandados em várias cidades do Estado. Foram apreendidos pela Polícia Federal cerca de R$ 1 milhão em bens e valores durante a operação.

Valores em dinheiro foram apreendidos, mas ainda não divulgados pela Polícia Federal. A pessoa presa, em Eldorado, foi detida em flagrante por posse irregular de arma de fogo. A operação investigava uma organização criminosa por corrupção e lavagem de dinheiro usando ‘laranjas’ em empresas de transporte, postos de e também com a cooptação de membros familiares. 

Ao todo, são cumpridos oito mandados de busca e em Eldorado, e Dourados, além do sequestro de seis imóveis, 22 veículos, 15 contas bancárias e a das atividades de quatro pessoas jurídicas.

A operação desta terça é em decorrência das investigações que acabaram na deflagração da Operação Nepsis, em 2018, que descortinou esquema de contrabando de cigarros em Mato Grosso do Sul. 

Lavagem de dinheiro

O nome da operação – Amerímnia – deriva do grego e significa não preocupação, despreocupação, tranquilidade, em alusão ao fato de os investigados, despreocupadamente com a repressão, continuarem com suas atividades ilícitas.