Operação Sintonia 2: Gaeco cumpre 8 mandados de prisão contra membros do PCC em Campo Grande

Ao todo foram cumpridos 228 mandados de prisão e 223 de busca e apreensão em todo país

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Imagem ilustrativa (Henrique Arakaki, Arquivo Midiamax)

O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) e GNCOC (Grupo Nacional de Combate ao Crime Organizado) cumpriram oito mandados de prisão contra membros do PCC (Primeiro Comando da Capital) na manhã desta quarta-feira (10) em Campo Grande. Os alvos eram oito membros da facção e as investigações fazem parte da 2ª fase da Operação Sintonia, deflagrada no início deste ano.

A ação simultânea cumpriu 228 mandados de prisão e 223 de busca e apreensão em todo país. Além de Mato Grosso do Sul, mandados foram cumpridos em mais 12 estados, incluindo Acre, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rondônia, Pará, Paraná, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Participaram cerca de mil policiais militares, civis, penais e rodoviários federais.

Conforme o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), o objetivo da ação integrada nos estados é desarticular organizações criminosas que atuavam dentro e fora de presídios. A operação visa combater tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e crimes correlatos praticados por membros.

O GNCOC foi criado no ano de 2002 e é formado por membros do Ministério Público dos Estados e da União. O colegiado surgiu após o assassinato do Promotor de Justiça de Minas Gerais Francisco José Lins do Rêgo Santos, vítima da ação armada de uma organização criminosa que atuava no ramo de adulteração de combustíveis.