Dois ônibus clandestinos e sem autorização da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) foram apreendidos pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) na madrugada deste sábado, na BR-419, km 260, trecho de Anastácio, a 130 quilômetros de Campo Grande. A suspeito é que os passageiros tenham sido recrutados para trabalho análogo à escravidão.

Os veículos tinham passageiros bolivianos e seguiam para Corumbá. Segundo a polícia, os ônibus foram parados durante fiscalização de rotina. Agentes solicitaram a documentação, quando foi constato as irregularidades e falta de autorização para viagens interestaduais.

Os passageiros eram de nacionalidade Boliviana e viajavam sem a documentação legal fornecida pela Polícia Federal.

Em operação conjunta, os veículos foram apreendidos pela ANTT e os passageiros sem a documentação legal, encaminhados para a PF no aeroporto internacional de Campo Grande, onde serão multados e notificados a deixar o país.

Muitos desses passageiros são aliciados na Bolívia e acabam viajando de forma ilegal, tendo como início do trajeto a cidade de Corumbá com destino a São Paulo, onde trabalham na indústria têxtil em condições, muitas vezes, análoga à escravidão.