Pular para o conteúdo
Polícia

Oficial da PM acusado de perseguir jornalista é denunciado por peculato e falsidade ideológica

Segundo a denúncia, o tenente-coronel José Roberto Nobres de Souza utilizou viatura para fins particulares
Marcos Morandi -
Oficial também foi investigado por agredir jornalista em Nova Andradina (Foto: Reprodução/Arte Midiamax)

O tenente-coronel da PMMS ( de Mato Grosso do Sul), José Roberto Nobres de Souza, acusado por envolvimento em ataque contra o jornalista Sandro de Almeida também passa a ser réu por crimes de peculato e falsidade ideológica.

A denúncia foi formalizada no dia 25 de setembro pelo MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul). Ele é investigado por uso de viatura policial para uso em atividades particulares, conforme acusação que chegou a ser levada para a corregedoria.

“[…] TC José Roberto passou a utilizar-se da viatura, para fins pessoais e realizava o abastecimento com o cartão da rede Taurus ou, ainda, determinava a um subordinado que realizasse o abastecimento, portanto, desviava o combustível fornecido pelo Estado para as viaturas em serviço e utilizava para fins particulares, em proveito próprio”, diz um trecho da denúncia.

Ainda segundo o MPMS, o denunciado somente deixou de utilizar-se da viatura e combustível do Estado para fins particulares, quando foi instaurado Procedimento Investigatório Preliminar portaria nº 14/PIP/CORREG/PMMS/2021, em 08 de setembro de 2021.

Na ação, o promotor do caso também destaca que o oficial da PM subscreveu o Ofício nº 180/TRANSITO/8ºBPM/CPA-1/PMMS/2021, de 27 de setembro de 2021, ao mesmo destinatário, solicitando o cancelamento de 7 autos de infração de trânsito (f. 70/76), sob a mesma justificativa falsa (f. 67/68).

“Cumpre destacar que, neste ofício de teor falso, o denunciado solicitou o cancelamento de 2 multas registradas quando ele já estava na posse da viatura e cinco multas registradas quando a viatura ainda pertencia ao e, todas, sob a mesma falsa justificativa de utilização na operação Hórus”, aponta a denúncia.

Quando o procedimento de investigação do MPMS foi iniciado, o oficial, que já estava afastado do comando da Polícia Militar de , foi procurado pela reportagem do Jornal Midiamax e confirmou a existência do mesmo.

“Foi verificado que não há nenhuma irregularidade em relação à viatura. A única situação que o encarregado do inquérito entendeu é que eu deveria ter providenciado um documento nosso relatando os fatos, o que entendo que não era necessário”, disse o tenente-coronel à época.

A reportagem do Jornal Midiamax apurou que essa mesma viatura teria sido utilizada por policiais durante o ataque ao jornalista Sandro de Almeida, ocorrido no dia 2 de junho desse ano.

O tenente-coronel também é investigado por denúncia de assédio sexual contra uma colega de farda em Nova Andradina. Informações apuradas pela reportagem do Midiamax relatam que o crime teria ocorrido dentro do gabinete do tenente-coronel, no início de dezembro de 2022, durante uma confraternização entre os militares.

Apesar da denúncia ter sido arquivada pela Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, com base em análises da Corregedoria da PM, o MPMS discordou da decisão e determinou a abertura de procedimento investigativo.

“Em relação à denúncia de assédio isso já foi alvo de apuração militar e já foi esclarecido deveras vezes. Infelizmente existe pessoas com ideais e vontades não muito republicanas e com interesse em disseminar informações falsas”, justificou o oficial da PM, ressaltando que as investigações, uma vez que a Polícia Militar “já tinha apurado isso há seis meses atrás”, explicou o tenente-coronel ao Jornal Midiamax.

Segundo ele, a denúncia foi refeita. “Nesse inquérito todos que supostamente estavam envolvidos já foram ouvidos. Inclusive a maioria nem sabia dos fatos. E aqueles que sabiam negaram. Inclusive a suposta vítima disse que jamais isso aconteceu. Foi simplesmente uma denúncia vazia, com o viés de perturbar e de causar instabilidade no comando”, explicou o tenente-coronel.

Entenda o ataque ao jornalista

O jornalista Sandro de Almeida Araújo, de 46 anos, de Nova Andradina, denunciou os quatro policiais por perseguição e agressão na manhã do dia 2 de junho de 2023, em Nova Andradina. Segundo ele, o quarteto teria dito que ele seria o responsável por espalhar faixas na cidade “comemorando” a saída de um comandante.

Sandro disse que estava dirigindo para retornar para sua casa, quando dois veículos descaracterizados, um Sandero e uma caminhonete L-200, com dois homens em cada um, teriam começado a persegui-lo.

Segundo ele, em nenhum momento os ocupantes dos carros se identificaram como policiais militares ou tinham qualquer identificação visual, além de não estarem fardados. O jornalista afirmou que, só depois, tomou conhecimento de que seriam policiais militares lotados na cidade de Nova Andradina. À polícia na delegacia, ele disse ter sofrido abuso de autoridade, já que não havia mandado de prisão contra ele.

O jornalista fala que foi agarrado, agredido e impedido pelos quatro supostos policiais a entrar em sua casa. Ele afirmou que, temendo por sua vida, seguia até a frente de sua residência, onde possui câmeras de segurança. No vídeo é possível ver o momento em que os homens vistoriam o carro da vítima. Ele disse ter sido jogado no chão e imobilizado com um golpe de mata leão.

Sandro ainda afirmou que acredita que houve crime de tortura contra ele para que dissesse que era o responsável pelas faixas e fogos. O caso foi registrado como “constranger o preso mediante violência a produzir prova contra si mesmo” e “submeter-se a situação vexatória ou a constrangimento não autorizado em lei”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
depac golpe

Idoso recebe chamada de vídeo de suposto gerente de banco e perde R$ 37 mil em golpe

Morte de idosa expõe falta de ambulância e sucateamento em cidade de MS

uniforme

Alunos da rede escolar de Campo Grande terão novo uniforma em 2026

“Me levaram porque sou famoso”: Davi Brito se pronuncia após ser detido em blitz

Notícias mais lidas agora

Em 10 dias, quatro mulheres foram esfaqueadas por ex-companheiros em MS

pupy elefanta posto de gasolina 2

Viaja deitada? 8 fatos sobre Pupy, a elefanta que parou em posto de gasolina em MS

Semana Santa: Confissões, jejum e fé renovam a caminhada espiritual dos fiéis

serc/ucdb

Serc/UCDB fica no empate com ADTB (PR) em estreia na Supercopa Feminina de Futsal

Últimas Notícias

Cotidiano

Dengue em MS salta em quase 400 casos em uma semana, além de novas duas mortes

Dengue já fez nove vítimas em Mato Grosso do Sul em 2025

Esportes

Dourados recebe a 3ª edição do Festival Surdolímpico no mês de maio

Evento gratuito contará com oficinas de futsal e vôlei de praia

Le Blog Maria Antonia

Taylor Swift pode estrelar papel de Whitney Houston no remake de “O guarda-costas”

A possibilidade de Taylor Swift assumir o papel imortalizado por Whitney Houston no clássico O Guarda-Costas está agitando os bastidores de Hollywood e dividindo opiniões entre fãs e especialistas do cinema. A ideia de escalar a superestrela pop como protagonista do remake já circula com força nos estúdios e tem gerado uma mistura de curiosidade, … Continued

Polícia

AGORA: Confronto com equipe da Romu termina em morte em Campo Grande

confronto teve início no cruzamento entre a Rua Bom Jesus e Ferradura, e seguiu até a Rua da Divisão