Pular para o conteúdo
Polícia

OAB instaura processo ético contra advogados presos em operação do Gaeco contra Comando Vermelho

Policiais penais também estão entre os alvos; investigações duraram 15 meses
Danielle Errobidarte -
Sede da OAB-MS (Foto: Divulgação/ OAB-MS)

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), por meio da seccional de , vai abrir um processo ético-disciplinar em regime de urgência, para apurar a atuação dos advogados presos na manhã desta sexta-feira (5), durante operação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado). A Operação Bloodworm tinha como alvos advogados e policiais penais que atuavam na facção criminosa Comando Vermelho.

Em nota, a informou que a Comissão de Defesa e Prerrogativas da Seccional e da Subseção de acompanhou as diligências feitas pelo Gaeco. Prisões ocorreram nas cidades de Campo Grande e Dourados, além do Rio de Janeiro (RJ).

“A OAB busca a apuração dos fatos com respeito a direitos e garantias dos envolvidos, além da responsabilização de eventuais práticas criminosas sob o pálio do exercício profissional. No cumprimento do seu papel fiscalizador da atividade profissional, serão ainda instaurados com urgência processos ético-disciplinares”, diz a nota.

Advogados e policiais penais presos

O policial foi preso por volta das 5h30 da manhã quando os agentes chegaram à casa dele, na Vila Carvalho. Durante as buscas na residência em cumprimento do mandado foram localizadas 11 munições estrangeiras .38. Foi arbitrada fiança no valor de R$ 1.500 para o policial. No Bairro Jardim Aeroporto foi presa uma mulher, que seria integrante da facção. 

Foi descoberto que agentes policiais penais e advogados estavam a serviço da facção criminosa. Segundo informações, o (Ministério Público Estadual) investigou por cerca de 15 meses e foi possível descobrir investidas tímidas no Estado, para estruturar e expandir a facção em Mato Grosso do Sul.

Munições apreendidas. (Foto: Divulgação)

O Estado tornou-se importante rota do tráfico de drogas e de armas de fogo, em razão de sua posição geográfica, fronteira com o Paraguai e a Bolívia. A efetiva organização do Comando Vermelho em Mato Grosso do Sul teve início a partir da união entre as lideranças que estavam na Penitenciária Estadual Masculina de Regime Fechado da Gameleira II, que tinha policiais penais e advogados a serviço da facção.

O uso de celulares e as ações de “pombo-correio” feitas por advogados que integravam a facção – os gravatas – permitiam o contato entre os faccionados presos e seus comparsas em liberdade, a fim de traçar o planejamento de crimes como roubos, tráfico de drogas e comércio de armas, que foram reiteradamente praticados e comprovados durante a investigação, cujo proveito serviu para o fortalecimento do Comando Vermelho em MS.

Ao todo foram cumpridos 92 mandados de prisão preventiva e 38 mandados de busca e apreensão, em Campo GrandePonta Porã, Coxim, Dourados, Rio Brilhante, Sonora, São Gabriel do Oeste, Rio Verde de Mato Grosso e , além do Rio de Janeiro, Goiânia, Brasília, Paulo de Faria, Várzea Grande, Cuiabá, Sinop, Cáceres, Marcelândia, Primavera do Leste, Vila Bela da Santíssima Trindade e Mirassol d’Oeste, no Mato Grosso.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
indígena

Pesquisador indígena cataloga 150 plantas medicinais de seu território

parques

Planejamento da segurança em parques reduz riscos, mas não os elimina

invasão

Dez pessoas são presas após invasão de terreno particular no Centenário

ação moradores

Mais de 500 moradores participam de ação social no Zumbi dos Palmares

Notícias mais lidas agora

Com inspeção vencida, 57 ônibus do Consórcio Guaicurus podem ser retirados das ruas de Campo Grande

senado mulher

Fichas criminais de agressores podem virar dado público para proteger mulheres em MS

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

acidente pessoas

Mulher retirada de ferragens em acidente na MS-134 foi em vaga zero para Dourados

Últimas Notícias

Cotidiano

Precisa de atendimento? Confira a escala médica das unidades de saúde de Campo Grande

Neste domingo, mais de 100 médicos estarão trabalhando nas UPAs e CRSs

Cotidiano

Domingo será ensolarado e com aumento da temperatura em todo MS

Em Campo Grande, a previsão é de temperaturas amenas, de 17°C a 28°C

Esportes

Botafogo resolve no 2º tempo e bate o Vasco em volta ao Brasileirão após o Mundial de Clubes

Com o resultado, o Botafogo chegou a 21 pontos, em quinto lugar, com um jogo a menos

Polícia

Polícia encontra grávida carbonizada na fronteira de MS

Feto tinham cerca de 5 meses e também chegou a ficar carbonizado