Pular para o conteúdo
Polícia

Megaoperação da Polícia Civil cumpriu 112 mandados de prisão e apreendeu cocaína, maconha e haxixe

Operação 100 Dias e Smoke House tinham como principais alvos o tráfico de drogas e pequenos delitos, como furto
Danielle Errobidarte -
(Foto: Kisie Ainoã - Jornal Midiamax)

A megaoperação da Polícia Civil, denominada Operação 100 Dias, que cumpriu 31 mandados de prisão e busca e apreensão na manhã desta terça-feira (18) em , mobilizou mais de 741 policiais em todo o Mato Grosso do Sul. Durante os 100 primeiros dias de 2023 foram 112 mandados de cumpridos e 99 de busca e apreensão em diversas cidades.

As operações Smoke House, da Denar (Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico), e Sentinela, da Depca (Delegacia Especializada na Proteção de Crianças e Adolescentes) fizeram parte da Operação 100 dias. Durante esse período foram 18 presos, cinco veículos recuperados e 820.43 quilos de droga apreendida, incluindo cocaína, maconha e .

A Operação Smoke House visou cumprir mandados em bocas de fumo da Capital, utilizados como ponto de venda de drogas. Já na Operação 100 Dias foi realizada na Capital e no interior, em locais monitorados pelo Departamento de Inteligência, no combate a crimes de pequenos furtos, furto de fios e fechamento de bocas de fumo.

Balanço do primeiro trimestre do ano

Balanço divulgado pela Polícia Civil nesta terça-feira (18) mostrou que, no primeiro trimestre de 2023, foram feitas 5.330 prisões, sendo 1.568 mandados contra adultos e 47 mandados de apreensão, contra menores. Além disso, foram 3.594 prisões em flagrante e 121 apreensões em flagrante.

Ademais, foram instaurados 10.738 inquéritos policiais para apuração de crimes e retiradas 390 armas de circulação. Ao todo também foram apreendidas 5.692 munições de diversos calibres e apreendidos 54.407,2 quilos de drogas.

Ao todo 90 operações policiais, na Capital e no interior, foram realizadas de janeiro a março de 2023, além de 316 pessoas que estavam desaparecidas e foram localizadas. 477 veículos também foram recuperados.

(Foto: Kisie Ainoã – Jornal Midiamax)

Tráfico de drogas em MS

Segundo o delegado-geral da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, Roberto Gurgel, as operações realizadas combatem o tráfico doméstico, sustentado pelo uso de drogas, e visaram coibir a prática de outros crimes que acabam surgindo com o primeiro.

“A venda de drogas em pequenas bocas de fumo acabam não ficando só nesse tipo de crime, são alimentados pelo furto, pelo roubo e pelo estelionato. Além disso, é muito comum a venda de fios de cobre que são furtados e subtraídos em outros lugares, e chegam até essas bocas de fumo. Isso impacta na energia elétrica de nossas casas e na que não chega”, afirma Gurgel.

O delegado titular da Denar, Hoffman D’Ávilla lembra que Mato Grosso do Sul também é um estado que funciona como corredor para outro tipo de tráfico, o interestadual. “Temos esse olhar cuidadoso em relação ao tráfico doméstico, mas MS é corredor para o tráfico interestadual por fazer fronteira com o Paraguai e a Bolívia”, explica.

Segundo o delegado, a atuação da Denar também se estende para o trabalho pedagógico nas escolas, por meio de palestras, e incineração de entorpecentes. Nos 100 primeiros dias de 2023 foram 12,7 toneladas de drogas incineradas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

No ‘look’ para curtir show, fãs aguardam Matuê na Expogrande 2025

Homem é condenado a 5 anos por tentar matar Leonardo a tiros nas Moreninhas

depac centro

Estudante sofre preconceito devido à sua ascendência em supermercado na Vila Planalto

Após reclamações, polícia faz ‘batida’ e barra atividades em bar chique de Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Após adiar por quatro vezes, CNMP vai julgar relatório sobre inspeção no MPMS

ferveu

VÍDEO: Ônibus ‘ferve’ e atrasa passageiros no Terminal Morenão

detran direitor

Ex-diretor do Detran-MS é absolvido por supostas contratações irregulares

eleição paranhos

TRE-MS rejeita recurso de candidato a prefeito do PT em Paranhos; confira como fica eleição

Últimas Notícias

Polícia

Polícia Rodoviária Federal apreendeu 42 Kg de haxixe em Água Clara

Os policiais fiscalizavam na BR-262, quando abordaram um Fiat/Uno

Sem Categoria

Receita recebe mais de 8 milhões de declarações do IR

O abastecimento dos dados da declaração pré-preenchida atrasou neste ano por causa da greve dos auditores fiscais da Receita

Economia

Dólar dispara e fecha dia a R$ 5,8350 com temor de após retaliação chinesa

Com máxima a R$ 5,8455 na última hora de negócios

MidiaMAIS

Gravado em Campo Grande, curta-metragem mostra riqueza gastronômica de MS

Produção audiovisual mostra pratos criados no vento Circuito Gastronômico de Campo Grande'