Aeronave de MS é enviada com militares para ajudar a combater incêndio na Amazônia
Equipe fará pousos de reabastecimentos nos estados do Mato Grosso, Rondonópolis e Rondônia
Lívia Bezerra –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Uma equipe composta por dois pilotos, um mecânico e dois operadores aerotáticos da CGPA (Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo) de Mato Grosso do Sul decolou de Campo Grande, em um helicóptero H125 (Esquilo), rumo à Manaus (AM), na manhã desta segunda-feira (2), para ajudar a combater um incêndio que atinge a região. Serão três dias de viagem, onde os militares farão pousos de reabastecimentos em Rondonópolis (MT), Tangará da Serra (MT), Vilhena (RO), Cacoal (RO) e Porto Velho (RO).
Os abastecimentos da aeronave ocorrerão em pontos isolados em meio à Selva, onde não há estrutura e será feito com o apoio terrestre de caminhões de abastecimento. O Comandante da CGPA, (Cel PM) Coronel da Polícia Militar, Rosalino Gimenez Filho afirmou que a equipe enviada ao estado amazonense é capacitada para combater o fogo.
“Temos consciência dos riscos que envolvem uma operação desse porte, mas temos efetivo capacitado e equipamentos que conseguirão cumprir a missão com eficiência e segurança”, afirmou o Comandante.
A aquisição de aeronaves com alta tecnologia e capacidade para atuar nesse tipo de ocorrência foi o que motivou a solicitação do estado do Amazonas a MS. Os militares enviados para a missão possuem mais de 20 anos de experiência de atividade aérea, sendo que todos já atuaram naquela região amazônica.
O helicóptero enviado é um H125 (Esquilo) com capacidade para seis tripulantes e autonomia de 2 horas e meia. O Esquilo está equipado com cesto para lançamento de água (Bambi Bucket) que será utilizado nos combates aos incêndios e materiais específicos para operações dessa natureza.
Após os três dias de viagem, a equipe iniciará a missão na região da Selva, onde auxiliará no combate ao fogo. Os militares devem permanecer na Amazônia até que o incêndio esteja controlado.
Notícias mais lidas agora
- Fotógrafo é suspeito de abusar sexualmente de estudante durante ensaio em Campo Grande
- ‘Não é qualquer pedido de desculpas que será aceito’, diz Tereza Cristina sobre Carrefour
- MS bate recorde de exportações de carne bovina em meio à crise do Carrefour
- Motorista sofre mal súbito, bate caminhão e deixa poste ‘levitando’ na Avenida Ceará
Últimas Notícias
Comissão da Justiça Federal visita área de conflito indígena em Dourados
Grupo de aproximadamente 20 indígenas ocuparam o local
Apesar de pressão externa, dólar fecha praticamente estável à espera de pacote
Aumentou as apostas em aceleração do ritmo de alta da taxa Selic
Condomínio clandestino em área de Mata Atlântica de Três Lagoas vira alvo do MPMS
Além da suspeita de loteamento clandestino, foi relatada destruição do meio ambiente, incluindo desmatamento, fogo, construção de cercas e muros
Caso Carrefour: Comissão do Senado discute boicote francês à carne brasileira
Representação brasileira no parlamento do Mercosul é presidida pelo senador Nelsinho Trad
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.