Lula assina GLO e Forças Armadas atuarão contra o crime organizado em Mato Grosso do Sul
Garantia da Lei e da Ordem dá poder de polícia às Forças Armadas em atuações
Diego Alves –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Exército e a Aeronáutica atuarão na faixa de fronteira de Mato Grosso do Sul contra o crime organizado junto com a Força Nacional, Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal conforme a GLO (Garantia da Lei e da Ordem) assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quarta-feira (1º).
As respectivas operações realizadas provisoriamente aos militares dão poder de polícia até o restabelecimento da normalidade e são reguladas pela Constituição.
O Exército e a Aeronáutica fortalecerão imediatamente as ações relativas à faixa de fronteira do Brasil com outros países. Ênfase, neste momento, nos estados do Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Haverá, nos próximos meses, reforço de efetivos e equipamentos, com mobilizações extras na Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Força Nacional, nos seguintes estados: I – São Paulo; II – Rio de Janeiro; III – Mato Grosso; IV – Mato Grosso do Sul; V – Paraná. 9), consta no detalhamento da GLO. Fortalecerão imediatamente as ações relativas à faixa de fronteira do Brasil com outros países. Ênfase, neste momento, nos estados do Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
“A violência que nós temos assistido tem se agravado a cada dia que passa e nós resolvemos tomar uma decisão fazendo com que o Governo Federal participe ativamente, com todo o potencial que ele tem, para que a gente possa ajudar os governos dos estados e ajudar o próprio Brasil a se livrar do crime organizado, da quadrilha, do tráfico de droga e do tráfico de armas. Essa GLO valerá até maio do ano que vem e, se for necessário reforçar em mais portos e aeroportos, nós vamos reforçar”, afirmou o presidente Lula.
O evento no Palácio do Planalto teve a participação dos ministros Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública), José Múcio (Defesa), Rui Costa (Casa Civil), além dos comandantes da Marinha, Almirante Marcos Olsen; do Exército, General Tomás Paiva; da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Damasceno, e do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues. A Marinha também irá atuar em portos do País.
Notícias mais lidas agora
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
Justiça nega terceiro pedido de Claudinho Serra para tirar tornozeleira em ação por corrupção
Vereador do PSDB é réu por chefiar esquema de corrupção em Sidrolândia
Ministério da Saúde estabelece R$ 12,8 milhões em recursos para Atenção Especializada em Dourados
Publicação consta no Diário Oficial da União
Mulher de Faustão expõe situação delicada da saúde do apresentador; entenda
Após passar por dois transplantes de órgãos, Faustão ainda não está com a saúde 100% recuperada; saiba detalhes do quadro do apresentador
Agora é lei: Manter cachorros e gatos acorrentados em Dourados pode gerar multa de até R$ 3 mil
Medida foi aprovada pela Câmara e sancionada pelo prefeito Alan Guedes (PP)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.