O juízo da 19ª Zona Eleitoral de designou advogado de defesa do empresário Paulo Cupertino Matias, preso por assassinar o ator Rafael Miguel e os pais do jovem, que atuou na nova versão da novela “Chiquititas”, do SBT. O suspeito esteve foragido por três anos após o crime, em 2019, e chegou a se esconder em em 2020.

Em fevereiro de 2021, a juíza Sabrina Rocha Margarido João determinou o cancelamento do Título de Eleitor solicitado por Cupertino. Ele conseguiu o documento falso com um RG emitido no estado do Acre, também falso.

O suspeito ainda tinha uma certidão de nascimento em nome de Manoel Machado da Silva, expedida por um cartório de Rio Brilhante. Em diligências, a Justiça Eleitoral constatou a falsidade dos documentos.

O caso só chegou ao conhecimento da 19ª Zona Eleitoral após a assessoria de comunicação do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) notificar o juízo da suspeita do Título de Eleitor falso. Cupertino só foi preso em maio de 2022, em (SP).

O (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul) apresentou ação penal eleitoral contra o empresário por fraudar o documento. Porém, como ele está preso no estado de São Paulo, não se defendeu desta acusação.

Sendo assim, o Marcelo Guimarães Marques designou advogado de defesa para Cupertino.

“Atualmente o réu encontra-se custodiado no Centro de Detenção Provisória de Guarulhos II e foi devidamente intimado por Carta Precatória Criminal, o Representado não se manifestou, não constitui advogado, mantendo-se inerte no presente processo. Em razão do Representado não constituir um patrono para sua defesa e visando garantir a ampla defesa nos autos, nomeio como advogado dativo, João Sandri e concedo prazo de dez dias para apresentar defesa”, escreveu o magistrado em despacho.

Assassinato de Rafael Miguel

Em junho de 2019, Rafael e os pais foram à casa da namorada, de 18 anos, filha de Cupertino. Ele não aceitava o relacionamento da jovem com o ator.

Rafael e os pais foram surpreendidos pelo suspeito e acabaram mortos a tiros na capital paulista. Após o crime, Cupertino ficou foragido por quase três anos, chegando a morar em Eldorado por oito meses em 2020.

Ele foi preso em junho de 2022 em São Paulo. O suspeito ainda aguarda julgamento pelo crime.