Pular para o conteúdo
Polícia

Juiz define data e réus da Omertà serão julgados em julho por execução de Matheus em Campo Grande

Julgamento marcado para ocorrer em julho foi adiado já três vezes e participação de réus da Ormetà será presencial
Gabriel Neves -
matheus ormetá jamil name
Matheus foi assassinado a tiros de fuzil. (Foto: Arquivo, Jornal Midiamax)

O julgamento de Jamil Name Filho, acusado de executar o estudante Matheus Coutinho Xavier em abril de 2019, foi marcado para ocorrer entre os dias 17 e 20 de julho deste ano. O réu virá para participar do julgamento, adiado três vezes.

A decisão é do Aluízio Pereira dos Santos, que reservou o plenário da 2ª Vara do Tribunal do Júri para a análise das acusações pelos jurados. O calendário foi definido nesta terça-feira (2).

O julgamento estava previsto para ocorrer nos dias 16, 17, 18 e 19 de maio, após o STJ (Superior Tribunal de Justiça) determinar a vinda de Jamil Name Filho para participar.

O crime foi investigado pela Operação Omertà. Vale lembrar que o réu é apontado como mandante da execução.

O julgamento estava previsto para ser feito por videoconferência. Com a decisão do STJ, o (Departamento Penitenciário Nacional) terá de providenciar a vinda de Jamil Name Filho para Campo Grande.

O juiz Aluízio Pereira dos Santos, da 2ª Vara do Tribunal do Júri, havia apontado em sua decisão a possibilidade dos réus virem para Campo Grande no julgamento do assassinato.

Decisões do TJ e Depen

Houve uma tentativa de adiamento, com pedido para que réu participasse pessoalmente, e não por videoconferência. Conforme diretor do Sistema Penitenciário Federal, a presença dos réus pessoalmente não poderia acontecer.

Isso porque o pedido feito pelo juiz Aluizio Pereira dos Santos, da 2ª Vara do Tribunal do Júri, teria sido feito com pouco prazo. A defesa de Jamil Name Filho teria feito pedido para que o réu estivesse no plenário.

Este pedido aconteceu após já ter sido marcado o julgamento e, inclusive, agendadas as datas de 15 a 17 de fevereiro deste ano para videoconferência no Presídio Federal de Mossoró (RN), onde está o réu.

Com o pedido, o juiz encaminhou ofício para o Depen, solicitando possibilidade de escolta para os três réus, Jamil, Marcelo Rios e Vladenilson Olmedo. No entanto, não haveria tempo para o planejamento da escolta.

Assim, o diretor pontua que se for imprescindível a apresentação dos réus de forma presencial, o júri deveria ser remarcado. Em outra decisão também desta sexta-feira, desembargadores da 2ª Criminal do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) negaram habeas corpus para Jamil Name Filho.

O HC também seria para que ele não fosse julgado por videoconferência. No entanto, foi apontado que não há violação ao princípio contraditório e da plenitude de defesa por designação da sessão plenária do Tribunal do Júri por videoconferência.

Matheus executado em frente de casa

O crime aconteceu na Rua Antônio Vendas, no Jardim . O relato é de que o crime teria ocorrido mediante orientações repassadas por Vlade e Marcelo Rios, a mando de Jamil Name e Jamil Name Filho.

Naquela noite, vários tiros de fuzil AK-47 foram feitos contra Matheus. No entanto, os criminosos acreditavam que dentro da camionete estava o pai do jovem, que seria o verdadeiro alvo dos acusados.

Também segundo as investigações, o grupo integrava organização criminosa, com tarefas divididas em núcleos. Então, para o MPMS, Jamil e Jamil Filho constituíam o núcleo de liderança, enquanto Vlade e Marcelo Rios eram homens de confiança, ‘gerentes’ do grupo.

Já Zezinho e Juanil seriam executores, responsáveis pela execução de pessoas a mando das lideranças. Assim, meses depois, os acusados acabaram detidos na Operação Omertà, realizada pelo Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubo a Bancos, Assaltos e Sequestros) e pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial Especial e Combate do Crime Organizado).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Botafogo goleia Red Bull Bragantino por 4 a 1 no Rio de Janeiro e cola no G4

Homem tem moto roubada por dupla armada no bairro Nova Lima

Em virada histórica, Brasil vence EUA pela Americup e está na final da maior competição de basquete das Américas

Vizinhos de apartamento saem na porrada dentro de elevador no Centro de Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Justiça manda Consórcio Guaicurus pagar R$ 184 mil por atrasos de ônibus em Campo Grande

Filho de policial civil é morto em frente de conveniência no Nova Lima

calendário

Acabou a folga? Único feriado nacional de setembro cai em um domingo

VÍDEO: Jovem mata homem com golpes de facão na cabeça no Taquarussu em Campo Grande

Últimas Notícias

Sérgio Cruz - O dia na história

1914 – Ligados trilhos da Noroeste, em Campo Grande

Frentes de implantação completaram a grande obra de acesso do Oeste ao litoral

Mundo

Sargento brasileiro que servia no Exército de Israel morre na Faixa de Gaza

Ariel pode ter morrido com tiro acidental de soldado aliado

Esportes

Cruzeiro vence São Paulo e assume a vice-liderança do Campeonato Brasileiro

Único gol da partida foi na cobrança de falta de Matheus Pereira

Polícia

Homem é espancado por grupo de 10 pessoas e tem corrente roubada na Chácara dos Poderes

Vítima reconheceu um dos agressores, sabe nome, telefone e até rede social dele