A PRF (Polícia Rodoviária Federal) e Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) autuaram 11 condutores na BR-267, próximo a BR-163, em Mato Grosso do Sul, pelo transporte de produtos perigosos sem documentação e irregularidades no Arla (Agente Redutor Líquido Automotivo), um antipoluente. A ação aconteceu entre quinta (27) e sexta-feira (28).

A operação buscava coibiu fraudes no Arla 32 e irregularidades no transporte. Ao todo, 17 caminhões foram vistorias, destes apenas seis estavam regularizados. As multas dos autuados soma R$ 124 mil por irregularidade.

O Arla é uma solução usada no sistema de caminhões para reduzir a emissão de poluentes transformando os tóxicos óxidos nitrogênio que são impulsionados pelo Diesel S-10. O uso é obrigatório conforme a normativa número 23/2009 em veículos fabricados a partir de 2012, junto com o sistema de controle de poluentes.

Já o transporte terrestre de produtos perigosos e regulamentado pelo Decreto Federal 96.044/1988, que regulamenta o transporte de produtos que podem causar risco à saúde ou meio ambiente.