Comerciantes de usaram as para alertar aos colegas sobre a necessidade de verificar os comprovantes de pagamento via Pix, antes de entregar pedidos de comida para entrega. O motivo é simples, golpes têm sido aplicados de maneira recorrente.

Nesta semana, uma postagem na página ‘Aonde não ir em Campo Grande', do Facebook, alertou para os golpes aplicados, principalmente, contra estabelecimentos de alimentação para entrega. No comércio Batata da Cris, foram três golpes em três sábados seguidos, até que a administração percebeu a fraude.

Funcionária do estabelecimento conta que uma cliente, que usava o nome de Adriana fez pedidos de altos valores no estabelecimento, durante três sábados seguidos. Devido à correria no local, os funcionários não conseguiram checar a veracidade dos comprovantes, tendo percebido somente no último pedido feito pela cliente.

O comprovante, enviado pelo após o suposto pagamento via Pix, era na verdade um arquivo editado e usado em todos os pedidos. “Ao conferir os valores após ser entregue o pedido, constatamos que o valor não tinha chegado na conta e entramos em contato com essa senhora que ficou de olhar, não respondeu e provavelmente nem vai”, conta.

A funcionária do estabelecimento explica que depois de perceber o golpe, comparou os comprovantes dos pedidos anteriores e percebeu que se tratava do mesmo documento, somente editado. “Reparamos que o número de ID da transação era o mesmo em todos e havia diferença de fonte e cor nas letras”, relata.

Alerta para comerciantes

Na postagem feita pela funcionária do estabelecimento Batata da Cris, outros comerciantes relataram ter sofrido o mesmo golpe. Nos comentários, a proprietária de um espetinho também se manifestou, mencionando ter sofrido o mesmo golpe no estabelecimento, por 10 dias.

“Esse post é um alerta aos colegas comerciantes de lanchonetes e vendas de comida em geral, porque provavelmente ela vai tentar em outros lugares, esse endereço que ela passou é uma casa abandonada e ponto de venda de drogas e sempre os entregadores são abordados por muitos garotos com pressa na esquina e entram em outra rua acho que justamente para intimidar e fazer o entregador ficar com medo e ir logo embora”, explica.

Em um comentário da postagem, a proprietária do Espetinho da Tia Vidal afirma que a mesma cliente já aplicou o golpe no estabelecimento, e enviou capturas de telas dos comprovantes falsos.

Aplicativos que forjam comprovantes de Pix

São muitos os tipos de golpes que envolvem o pagamento via Pix. Recentemente, um novo golpe tem deixado comerciantes e prestadores de serviço em alerta, o do aplicativo criminoso que cria recibo de pagamento.

Os estelionatários usam recibos de Pix com dados como conta bancária, destinatário e chave do sistema de pagamento que aparentam ser legítimos. Entretanto, quando o recebedor checa sua conta, descobre que o dinheiro nunca foi transferido e que foi vítima de um golpe.

Como evitar cair no golpe do falso Pix

A primeira medida a ser tomada para evitar que o estabelecimento caia no golpe, é conferir antes de entregar o produto ou realizar o serviço, se o dinheiro foi transferido. Outra forma de evitar esse tipo de golpe é a contratação de empresas que prestam serviços de validação dos comprovantes.