Está sendo realizado, pela primeira vez, em Campo Grande o “SULMaSSP”, encontro que reúne representantes das Forças de Segurança de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O evento acontece hoje (28) e nesta sexta-feira (29) com objetivos principais de ampliar e fortalecer o combate aos crimes nas regiões de fronteira Brasil, Bolívia e Paraguai.

Entre os assuntos em pauta, nos dois dias de evento, estão os crimes nas divisas, principalmente praticados no campo, além dos debates em câmaras temáticas, que acontecem nesta sexta-feira (29). As Forças de Segurança visam a integração para desarticular o crime organizado, buscando mais segurança nas cidades e no campo, nas fronteiras e na ‘Rota Bioceânica’.

O evento contará com presenças dos Comandantes-Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros, Delegados-Gerais das Polícias Civil, diretores das Polícias Penais, Perícias Criminais e Centros Integrados de Comando e Controle dos cinco estados que compõem o bloco do SULMaSSP.

Na abertura do SULMaSSP, nesta quinta-feira (28/09/), às 14h, no Bioparque Pantanal, será assinado um acordo para instituir Grupos de Estudo e nomear recursos humanos, que irão realizar análises, proposição de ações e iniciativas para formular políticas em segurança pública.

Coletiva de Imprensa

O secretário da Sejusp (Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul), Antonio Carlos Videira, e os demais representantes das Forças de Segurança vão participar de entrevista coletiva, às 15h30, no Bioparque Pantanal, após abertura do evento.

Entenda o que é ‘SULMaSSP’

SULMaSSP é um bloco que reúne, além de Mato Grosso do Sul, os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, e este é o 3º Encontro Estratégico da Segurança Pública, o 1º aqui em Mato Grosso do Sul.

O bloco, criado em março de 2023, atua de forma coordenada, para ampliar e fortalecer a repressão de crimes fronteiriços (Paraguai/Bolívia/Brasil) e nas divisas estaduais na área do bloco, com integração operacional e inteligência, com reflexos na desarticulação de organizações criminosas.

As edições anteriores aconteceram em março de 2023, em Curitiba/PR e em julho de 2023, em São Paulo/SP, quando foram iniciados os trabalhos e definidos o diagnóstico e o plano estratégico de atuação conjunta.

O SULMaSSP deflagrou duas operações neste ano: “Operações Fronteiras e Divisas Integradas”. Em maio e junho, mais de 1.600 pessoas foram presas e outras 423 capturadas; cerca de 15 toneladas de drogas apreendidas, quase 200 veículos apreendidos e 200 armas de fogo retiradas de circulação.

Confira a programação completa do SULMaSSP

Para conferir a programação, acesse o link.