Pular para o conteúdo
Polícia

Força-tarefa do Promuse fiscaliza se 140 medidas protetivas de mulheres estão sendo cumpridas

Cerca de 40 policiais farão 25 visitas às vitimas de crimes graves de violência doméstica, além de rondas em casas e trabalhos de outras, para fiscalizar cumprimento de medida protetiva do autor
Mirian Machado, Danielle Errobidarte -
São 140 medidas protetivas fiscalizadas e 25 visitas técnicas. (Foto: Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

A Polícia Militar realiza na manhã desta sexta-feira (31) uma força-tarefa para fiscalizar se 140 medidas protetivas do crime de violência doméstica contra a mulher estão sendo cumpridas em . Além disso, serão feitas 25 visitas técnicas para as vítimas. As ações fazem parte do trabalho do Promuse (Programa Mulher Segura) da Polícia Militar de MS.

A fiscalização ocorre em todas as áreas de Campo Grande com cerca de 40 policiais envolvidos na ação, inclusive há equipes de Aquidauana e para reforço.

Cada área terá duas equipes, sendo que cada equipe é composta por 4 policiais, estes fazem a fiscalização na própria área de atuação.

Conforme explicou o Tenente Coronel Carlos Magno da Silva, diretor-adjunto do DPCom (Departamento de Polícia Comunitária), os crimes de violência doméstica são cerca de 70% dos crimes atendidos pelo 190, inclusive, sendo um crime base para outros mais graves. “Não temos dúvidas que ações como estas são a melhor forma de prevenção, já que como somos Polícia Militar não podemos esperar as mulheres serem agredidas para agir, porque a tendência é piorar para agressões e até feminicídios que infelizmente têm ocorrido muito em Mato Grosso do Sul”, explicou.

Cada equipe recebeu cerca de 10 medidas protetivas com endereço, nome da vítima, crime, tipo de medida para fiscalizar. Os policiais farão rondas por lugares onde a mulher tem medida, na residência, no trabalho, perguntam se está tudo bem, analisam se o autor não está no local ou por perto. “Ajudam as mulheres a terem mais confiança na polícia”, finaliza.

Segundo a sargento Gisele Guedes Viana, chefe da equipe coordenação do Promuse de MS, as visitas foram combinadas com as vítimas. Elas são ofertadas às vítimas de crimes mais graves. Primeiro é feito um contato via telefone para explicar como funciona o programa, dar orientações e pergunta se ela aceita presencial. Na visita é preenchida uma ficha, mas, segundo a sargento Guedes, o procedimento é deixar a vítima falar, sem fazer perguntas diretamente, a fim que ela conte o que sofreu, como as agressões, casos de estupros, sem que seja revitimizada.

Caso haja de descumprimento de medida protetiva, o autor é encaminhado para a (Delegacia Especializado no Atendimento à Mulher). A ação de hoje, deve terminar por volta das 14h.

Policiais militares em frente ao Comando Geral da PM, pouco antes de iniciarem força-tarefa. (Foto: Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Procon realiza palestras de prevenção a golpes contra idosos

Polícia reforça segurança e fecha Esplanada após prisão domiciliar de Bolsonaro

De Pernambuco, homem descobre carro financiado em seu nome

Neymar despacha o Juventude, tira Santos da zona de queda e mostra que já pode voltar à seleção

Notícias mais lidas agora

Alexandre de Moraes decreta prisão domiciliar de Jair Bolsonaro

Era lorota? Homem que disse ter sido atacado por onça na realidade atropelou animal, diz PRF

Incorpore One lança TAJ Condomínio Resort com maior evento gastronômico musical do Brasil

Motociclista morre ao colidir contra traseira de carreta

Últimas Notícias

Mundo

EUA podem exigir caução de até US$ 15 mil para alguns vistos sob programa piloto

O governo dos EUA já havia publicado uma regra temporária

Polícia

Mulher e genro são indiciados por falsa comunicação em golpe do seguro

Informando terem sido vítimas de roubo à mão armada

Conteúdo de Marca

PG Tigrinho: Slot simples em estilo asiático com surpresas

Os jogadores que se deparam pela primeira vez com a slot machine única Fortune Tiger PG notam imediatamente o seu design colorido. A slot combina com sucesso o clássico do gênero com novas opções. Além dessas características, o dinâmico caça-níquel do conhecido provedor PG Tigrinho possui outros atrativos para os jogadores brasileiros. Mas afinal, o … Continued

Brasil

Governadores de direita manifestam apoio a Bolsonaro após prisão domiciliar

A prisão domiciliar de Bolsonaro foi decretada por descumprimento das medidas cautelares