Pular para o conteúdo
Polícia

Feminicídio e latrocínio são os crimes que mais tiveram queda em MS pelo 3º mês consecutivo

De janeiro a julho de 2023, foram registrados 16 feminicídios em Mato Grosso do Sul e 26 em 2022
Mirian Machado -
Imagem ilustrativa - Freepik

Segundo dados da (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), os 12 índices criminais monitorados registraram queda pelo terceiro mês consecutivo em , no período de janeiro a julho deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Os 12 crimes monitorados são homicídios dolosos, feminicídios, homicídios culposos no trânsito, roubos, roubos seguidos de morte, roubos em vias públicas, roubos a comércios, roubos de veículos, roubos em residências e furtos, furtos de veículos e furtos em residências.

O levantamento, que abrange todos os 79 municípios do Estado, apresentou as maiores quedas nos crime de latrocínio, roubos seguidos de morte (-50%) e nos feminicídios (-36%).

Há ainda quedas expressivas nos últimos sete meses nos furtos de veículos (-22,3%), furtos em residências (-17,9%), roubos em geral (-14,2), roubos a comércios (-12,2%) e os homicídios dolosos (-8,3%).

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, atribui os resultados aos investimentos tanto em equipamentos como em insumos e capacitação como reflexos dessa queda expressiva e contínua na criminalidade violenta.

Apesar de 16 feminicídios ser um número considerado alto, já que são cerca de 2 mulheres assassinadas por mês no Estado, o número se comparado ao ano passado é menor, quando no mesmo período de janeiro a julho foram 26 vítimas, dez a mais.

Conforme dados da Sejusp, durante todo o ano passado foram registrados 42 feminicídios em MS.

Já sobre o latrocínio nesse mesmo período, em 2022 foram 6 casos enquanto em 2023 foram 4. Em todo o ano passado, foram registrados 12 roubos seguidos de morte.

Capital

também teve registro de quedas nos crimes. Os roubos seguidos de morte, por exemplo, caíram -80%, os furtos de veículos -30,5%, os furtos em residência -26,6%, roubos em residências -16,9%, feminicídios -16,7% e os homicídios -13%.

“Investir nas polícias é investir na sociedade que ganha, paz, tranquilidade e segurança para suas vidas e seus bens jurídicos”, afirmou Roberto Gurgel Filho, delegado-geral da Polícia Civil, relembrando que os bons resultados vêm da integração das forças de segurança e dos investimentos que o Governo do Estado nos últimos anos na segurança pública.

Interior e fronteira

No interior do estado, dos 12 índices monitorados pela Sejusp, 11 apresentaram reduções no período de janeiro da julho deste ano. A maior redução no interior do estado foi registrada nos feminicídios (-42,1%) e nos crimes de roubo de veículos (-38,5%) e roubos (-19,3%).

Já na faixa de fronteira, houve reduções expressivas nos crimes contra o patrimônio. Caíram os roubos de veículos (-37,6%), roubos ao comércio (-18,4%), roubos em geral (-18,2%), roubos em vias urbanas (-10,1%), furtos de veículos (-8,9%) e furtos em residências (-5,4%).

Quedas dos homicídios (-11,5%) também foram registradas na faixa de fronteira de janeiro a julho de 2023.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Irmão de vereador ganha cargo de assessor chefe na prefeitura de Campo Grande

VÍDEO mostra perseguição da PRF contra traficante que carregava drogas em caminhonete em Campo Grande

tempo

Temperaturas permanecem elevadas e com chance de chuva em MS nesta sexta-feira

Mulher é rendida por assaltante armado enquanto caminhava com a filha de 6 anos

Notícias mais lidas agora

Cardeal norte-americano Robert Prevost é o novo papa, que adota nome Leão XIV

rota da celulose

Com investimento de R$ 217 milhões, Consórcio K&G leva Rota da Celulose em MS

Traficante abandona Ranger abarrotada de droga após perseguição em Campo Grande

Micro-ônibus com 18 alunos sai da pista e bate em barranco na MS-316

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Agendão: Espetáculos de teatro, bazar beneficente e feiras culturais animam fim de semana em Campo Grande

Confira eventos gratuitos realizados em Campo Grande neste fim de semana

Cotidiano

Semana encerra com 1,8 mil vagas na Funsat em Campo Grande

São 192 empresas para a seleção em 156 profissões diferentes

Famosos

Filho de Luciano Huck termina com Duda Guerra após polêmica, diz colunista

Filho de Luciano Huck, Benício Huck decidiu colocar um ponto final no relacionamento com Duda Guerra após as recentes polêmicas; entenda

Polícia

Foragido da Justiça é preso após jogar arma no quintal da vizinha

Revólver calibre 38 tinha quatro munições intactas