Após três meses das acusações de assédio sexual contra o ex-presidente do Conselho de Enfermagem, Sebastião Junior Henrique Duarte, virem à tona, ele presta depoimento nesta sexta-feira (15), em Campo Grande.

Informações obtidas pelo Jornal Midiamax são de que Sebastião está sendo ouvido em plenária. Representantes do Conselho Federal estão na Capital para participarem da oitiva. Sebastião foi acusado de assédio sexual, sendo afastado no dia 2 de junho deste ano do seu cargo. 

Sebastião responde à denúncia de assédio sexual aceita contra ele em maio de 2021. “Estão presentes na hipótese dos autos indícios de materialidade e autoria que indicam a procedência das informações que noticiavam a ocorrência de assédio sexual atribuído ao Sr. Presidente do Coren-MS”, segundo a decisão na época de seu afastamento. 

Sebastião assumiu a presidência do Conselho em 2018. As denúncias contra Sebastião são de 2021. Na época de seu afastamento, Sebastião disse que desconhecia o teor da denúncia que motivou a abertura do PAD (Processo Administrativo) que o afastou do cargo.

“Não foi me entregue cópia do PAD, portanto, não tenho como me defender nesse momento. A publicação feita no Diário Oficial da União faz menção a denúncias graves e merecem ser apuradas”, falava.

Sebastião também menciona que considera a decisão do Conselho Federal “muito radical […], sem ao menos ter acesso a tudo que depõem contra a minha pessoa”. Ele lembra que o período eleitoral para a presidência do conselho já começou – o pleito acontece em 1º e 2 de outubro – e “é preciso garantir a lisura e preservar a democracia”.