Pular para o conteúdo
Polícia

Ex-diretor executado no Paraguai estava ameaçado pelo clã Rotela, rival do PCC nos presídios

Ataque faz parte de ofensiva provocada por 'ciúmes' de privilégios dados a brasileiros
Marcos Morandi -
Domingo Bazán Rojas foi morto por pistoleiros (foto: reprodução, redes sociais)

A execução do ex-diretor dos Estabelecimentos Penitenciários, Domingo Bazán Rojas, na manhã dessa quinta-feira (23), em Concepción, está articulada com ações feitas pelo Clã Rotela, que estaria com ciúmes de privilégios dados aos faccionados do PCC (Primeiro Comando da Capital).

A hipótese faz parte das investigações relacionadas ao clã de criminosos paraguaios em retaliação aos agentes penitenciários de e outros presídios. A morte de Bazán, segundo a polícia, também está ligada a outros três casos.

Ainda segundo informações da Polícia Nacional, o assassinato de Bazán já estava planejado desde 2021, conforme ameaças contidas em áudio que está sendo analisado, onde as ameaças já haviam sido antecipadas.

“Senhor Bazán, diretor de todas as instituições penais, vamos lhe dizer uma coisa: Queremos nossos amigos que estão em Encarnación, Pedro Juan, Concepción e em todas as penitenciárias do interior têm pavilhão, porque sua família está em risco”.

“Conhecemos a sua casa, os seus movimentos e os da sua família. Vocês estão dando privilégios demais ao PCC (Primeiro Comando da Capital)”, expressa a voz de um homem, que se identifica como membro do Clã Rotela.

Casos anteriores

No dia 14 de agosto, homens armados atiraram contra o ex-diretor de Tacumbú, Artêmio Vera e sua esposa quando chegavam à sua casa em Luque. Ambos saíram ilesos, já que as balas atingiram o portão da residência.

Já Roberto Osmar Ortiz Villalba, outro agente penitenciário, foi assassinado em 29 de março em Pedro Juan Caballero.

Em pleno Dia dos Pais, o ex-diretor do Tacumbú, Óscar Daniel González Olmedo, foi assassinado no dia 18 de junho, ao chegar à casa de seu pai, no bairro de Santa Ana, em Assunção. Em São Pedro, o guarda penitenciário Ángel Espínola foi assassinado em 9 de julho de 2019.

Levante em outubro

Desde o motim arquitetado pelo Clã Rotela no dia 10 de outubro, na prisão de Tacumbú, um grupo de guardas penitenciários realizou uma greve exigindo melhores condições de trabalho, seguro de vida e a promulgação da Lei Orgânica Penitenciária.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ciclista de Campo Grande fica em 27º lugar em competição com 3 mil atletas

bolsa família

Beneficiários do Bolsa Família começam a ser pagos a partir desta sexta-feira

Governador de MS vai para Ásia em busca de parcerias comerciais

Homem em surto ameaça a própria mãe com faca e acaba baleado em MS

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Golpistas usam foto de senadora de MS para aplicar golpes no WhatsApp: ‘denuncie’

Últimas Notícias

Polícia

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

A mãe do adolescente confirmou que o marido agredia o filho

Polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Testemunhas relataram à reportagem que a PM e a GCM foram acionadas para a unidade e encaminharam o homem para a delegacia

Famosos

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Jogadora de vôlei está gravida de 16 semanas de seu primeiro filho com Bruno Rosa

Trânsito

Carro ocupado por quatro pessoas cai de ponte em Bonito; ninguém ficou ferido

No veículo haviam duas crianças e dois adultos