O ex-delegado geral Milton Watanabe Tocikazu morreu na manhã desta sexta-feira (24), aos 72 anos, quando fazia caminhada no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande. O chegou a ser acionado, mas Milton já estava sem vida. 

Informações repassadas pelo delegado Wellington de Oliveira são de que o ex-delegado tinha tomado café da manhã com a família e saído para caminhar no Parque das Nações, quando começou a passar mal.

Ele teve uma parada cardíaca e acabou morrendo no local. 

O local foi isolado e poucas pessoas estavam no parque fazendo caminhada no horário. A perícia da Polícia Civil foi acionada.

Vários delegados de diversos departamentos estiveram presentes no local. O atual delegado geral de Polícia Civil, Roberto Gurgel, comentou que conhecia Milton das associações e dos clubes. Disse ainda que ele era bem ativo, referencia em tiro, adorava armas e era acolhedor com os novatos. “Um baita cara. Um cara que atirava, acertava uma formiga, de longe ainda”, definiu.

“A gente estava preparando, porque agora em abril vamos receber armamento novo e vamos trocar de toda a polícia o armamento e fazer capacitação. Tínhamos na cabeça de chamar ele, de ele estar presente. É uma forma de valorizar o colega pela característica dele”, disse Gurgel.

Delegado aposentado era atleta de tiro (Foto: Divulgação, Polícia Civil)

Carreira

Milton Watanabe foi delegado geral de 1999 a 2004, além de ter ocupado o cargo de Superintendente de Segurança Pública.

Ele também atuou no Departamento de Polícia Técnica nos anos de 1987 e 1988. Entre os anos de 1989 e 1990, ele assumiu a Disciplina da de Polícia do Estado.

Watanabe se aposentou da Polícia Civil no ano de 2008.

Milton era atleta de tiro e representou Mato Grosso do Sul em competições nacionais, nas categorias de veterano. Em 2018, o delegado aposentado foi campeão da primeira etapa de de Tiro Prático.

Em nota publicada na manhã desta sexta-feira (24), a Polícia Civil lamentou a morte do delegado. “Que sua memória seja perpetuada na história como um homem de serviço, um grande líder, dedicado a lutar pela verdade, justiça e pela Segurança Pública de Mato Grosso do Sul.