Pular para o conteúdo
Polícia

‘Estreante’ no contrabando é preso com carro abarrotado de cigarros na BR-060

Preso por contrabando usava veículo roubado ou clonado lotado de cigarros; ele revelou ser a primeira vez que cometeu o crime e que buscou carga na fronteira
Humberto Marques -
(PRF/Divulgação)
Autor de contrabando de cigarros já havia passado pela base da PRF em Sidrolândia (PRF/Divulgação)

Homem que “estreava” na prática de contrabando em Mato Grosso do Sul acabou preso com um carro com registro de ilegalidade e abarrotado de cigarros em 28 de junho na BR-060, zona rural de . Por não ter antecedentes, assinou termo de compromisso e foi liberado mediante medidas cautelares, como a proibição de se aproximar da faixa de fronteira do Estado.

A decisão, publicada nesta sexta-feira (30) no Diário de Justiça Nacional, é resultado de audiência de custódia realizada pela 3ª Vara Federal de Campo Grande na tarde anterior. O autor, morador da Capital, foi flagrado por agentes da PRF (Polícia Rodoviária Federal) na BR-060, nas proximidades do km 375, conduzindo um Fiat Cronos “em altíssima velocidade”.

A equipe policial realizou perseguição e o condutor acelerou mais. Contudo, alguns quilômetros adiante, havia um caminhão transitando à frente do Cronos, o qual o suspeito não conseguiu ultrapassar – porque outros veículos vinham no sentido oposto, impedindo a manobra.

Cheio de cigarros, carro só tinha o espaço do motorista livre

O autor, então, parou o veículo. Os agentes da PRF encontraram dentro do carro uma grande quantidade de cigarros de origem estrangeira, que ocupavam todo o interior do Cronos – exceto o assento do condutor.

Conduzido pelos agentes, o motorista disse que havia feito amizade com um caminhoneiro, que lhe disse ter um conhecido “que sempre precisava de motorista”. No dia 27, esta pessoa o contatou para informar sobre a existência de um serviço.

O autor, então, seguiu de carona com um caminhoneiro desconhecido até o Assentamento Itamarati, em , a 329 km de Campo Grande, onde recebeu o veículo e foi orientado a seguir até o Indubrasil. No ponto final, passaria o Fiat Cronos a outro condutor e receberia o pagamento.

Ainda conforme o relato, ele foi acompanhado por um batedor, tratado como “Steve”, o qual não soube identificar tanto o comparsa como o veículo que conduzia. Vinte minutos depois de passarem pela base da PRF em Sidrolândia, a 71 km da Capital, o batedor informou que ele poderia seguir “porque estava limpo”.

Homem disse ser a primeira vez que cometia o crime

O suspeito disse não ter conhecimento de que o Fiat Cronos era roubado ou clonado e não conhecer o proprietário. Além disso, afirmou ser a primeira vez que realizou o transporte de cigarros e que não avisou ninguém que foi abordado. Por fim, destacou que foi contratado para o transporte por telefone por uma pessoa conhecida como “Tomate”, motivado pela falta de dinheiro.

O MPF (Ministério Público Federal) defendeu a liberdade provisória do suspeito com a instituição de medidas cautelares. Entre elas, o comparecimento aos autos do processo, proibição de mudar de residência sem prévia permissão e de frequentar a faixa de fronteira.

O juiz Bruno Cezar Teixeira concordou em conceder a liberdade provisória ao flagrado com base nas cautelares propostas pelo MPF. Além disso, autorizou acesso aos dados do telefone celular do suspeito por parte das autoridades. A decisão se tornou um termo de compromisso com o suspeito.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Acidente grave deixa vítimas presas às ferragens na Avenida Guaicurus, em Dourados

Dia de Luta Contra Hepatites: MS tem avanços, mas prevenção segue na direção do futuro

Servidor pede cassação de vereadora por acumúlo ilegal de cargos com salário de R$ 37 mil

Em decisão definitiva, STF mantém 15 famílias em apartamentos ocupados no São Jorge da Lagoa

Notícias mais lidas agora

mpms

Apagão de dados: MPMS atinge zero em transparência após aumentar benefícios do alto escalão

lula carne trump

Senadores nos EUA tentam articular conversa entre Lula e Trump sobre taxação: ‘Passou da hora’

Justiça inicia julgamento sobre contrato de R$ 59 milhões da Sejusp com empresa do Sigo

Lula sanciona lei que devolverá impostos de pequenos exportadores

Últimas Notícias

Sem Categoria

Eduardo Bolsonaro confessa trabalhar para que senadores não tenha êxito nos EUA

Para o filho do ex-presidente, missão “está fadada ao fracasso”

Política

Bolsonaro acompanha ‘adesivaço’ em Dourados contra Lula e Moraes

Bolsonaro está impedido de acessar as redes sociais e sair de casa após às 19h

Cotidiano

Manutenção de emergência atrasa voo para Campo Grande

Mais cedo, outro contratempo afetou voos com origem ou destino à capital sul-mato-grossense

Política

Representantes de empresários americanos vão endossar carta para sensibilizar Trump sobre tarifaço

Texto deve solicitar a prorrogação do prazo para o início da cobrança das sobretaxas