Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam mais de 5,2 toneladas de maconha, avaliada em R$ 11,6 milhões, em fundo falso de um caminhão na MS-163, em Caarapó, a 277 quilômetros de Campo Grande, na tarde desse domingo (12). O entorpecente estava em meio a uma carga de cavaco de madeira.

A apreensão ocorreu durante patrulhamento dos militares na rodovia que liga Dourados a Caarapó, quando os motoristas de quatro caminhões foram abordados. À polícia, eles afirmaram ter carregado o cavaco de madeira em Ponta Porã, cidade brasileira que faz divisa com Pedro Juan Caballero, e levariam até São Paulo.

Ao checar os veículos, com apoio de cães farejadores do 3º Batalhão da Polícia Militar de Dourados, a equipe encontrou em um dos caminhões os fardos de 5.289 quilos do entorpecente. Nos outros caminhões, que seriam do mesmo dono, a polícia também encontrou pneus de origem estrangeira.

(Divulgação, DOF)

Diante dos fatos, as apreensões foram levadas para a Defron (Delegacia Especializada em Repressão aos Crimes de Fronteira), em Dourados. 

A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro da Operação Hórus, parceria da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, da Operação SULMaSSP desencadeada pela Secretaria de Segurança Pública em conjunto com outros Estados brasileiros e da Operação Ágata Fronteira Oeste II, do Exército Brasileiro.