Pular para o conteúdo
Polícia

Imol suspende exames de corpo de delito na Casa da Mulher após contestação do CRM

Sala do Imol foi inaugurada no final de abril para atender mulheres e crianças vítimas de crimes
Fábio Oruê, Danielle Errobidarte -
deam
Deam, na Casa da Mulher Brasileira. (Danielle Errobidarte, Midiamax)

Após pouco menos de um mês, os atendimentos na sala do Imol (Instituto de Medicina e Odontologia Legal) foram suspensos, nesta segunda-feira (29), após contestação do CRM/MS (Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul).

Inaugurada no dia 31 de março, a sala funcionou apenas até o sábado (27), como confirmou a superintendente da Casa da Mulher Brasileira, Thai Losche, ao Jornal Midiamax. O CRM se apoiou na resolução do CFM (Conselho Federal de Medicina) 1.635/2002, que proíbe de realizarem exames médico-periciais de corpo de delito nas dependências de delegacias.

Na Casa da Mulher Brasileira, em , funciona a (1ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher), além de contar com salas da PM (Polícia Militar) e GCM (Guarda Civil Metropolitana), além de outros diversos serviços.

“Estas determinações do Conselho Federal de Medicina existem há mais de 20 anos e foram construídas no sentido de proteger o médico legista de qualquer tipo de constrangimento, o qual possa interferir em uma avaliação técnica. Desta forma compreende-se que as atividades legistas aplicadas por um profissional médico devem ser feitas fora de um ambiente de delegacia ou similar”, diz o presidente do CRM, José Jailson de Araújo.

Em nota, a subsecretária de Políticas para Mulheres de Campo Grande, Carla Stephanini, diz que a Coordenadoria Geral da Polícia vai buscar diálogo com o CRM para tratar da suspensão dos atendimentos.

“O colegiado gestor da Casa da Mulher Brasileira em manifestação prévia defendeu e reitera a permanência da sala do Imol na CMB que está devidamente adequada para funcionamento”, diz o texto.

Questionada, a (Secretária de Estado de Justiça e Segurança Pública) defende que a instalação do Imol na Casa da Mulher Brasileira e no Cepol (Centro Especializado de Polícia Integrada) são medidas “para aperfeiçoar o atendimento às mulheres e crianças vítimas de violência”.

“A SEJUSP lamenta o parecer do CRM que inviabiliza, de momento, os atendimentos dos peritos médicos-legistas nos locais de registro de ocorrências policiais, mesmo não se tratando de típicas delegacias de polícia, já encaminhou consulta à PGE sobre a legalidade da premissa legal apresentada pelo CRM e tem buscado chamar os órgãos envolvidos em uma solução de consenso, inclusive com disposição de proceder as adequações necessárias, de forma que o cidadão seja a prioridade”, diz nota enviada ao Jornal Midiamax.

A pasta ainda ressalta que os presos são examinados em um posto do IML do Fórum de Campo Grande após as audiências de custódia, para gerar “economia e segurança aos profissionais de segurança pública, inclusive aos peritos médicos-legistas”.

Ministra inaugurou a sala

A ministra da Mulher, Cida Gonçalves, inaugurou a unidade do Imol da Casa da Mulher Brasileira de Mato Grosso do Sul.

“Depende das negociações de cada Estado, porque o Imol é muito especializado, não sendo tão fácil de negociar”, explicou. Presente na inauguração, a prefeita Adriane Lopes (Patriota) disse que “o serviço que faltava está sendo implementado hoje, muitas mulheres desistem de dar continuidade nas tratativas quando eram enviadas ao Imol”.

Então, destacou que o Imol completa os serviços da Casa da Mulher. “Além disso, pretendemos fazer mais campanhas de prevenção combatendo a violência contra a mulheres”, afirmou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados