Pular para o conteúdo
Polícia

‘Pavo Real’: Contadores e advogados são presos em operação contra lavagem de milhões do tráfico

Esquema comandado pelo 'Barão das Drogas' da fronteira já teve 11 pessoas detidas até o momento
Marcos Morandi, Mirian Machado -
Bens patrimoniais incluem empresas e mansões (Foto: reprodução, Senad)

Nova fase da operação ‘Pavo Real’, desencadeada nesta segunda-feira (10) pela polícia paraguaia através da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas), com o apoio da PF (Polícia Federal), teve 11 pessoas detidas até o momento, sendo 6 homens e 5 mulheres. As investigações atuam contra esquema de lavagem de cerca de 150 milhões de dólares, com origem no tráfico de drogas.

Foram realizadas diligências em 29 lugares em Amambay e na região Central do Paraguai. Em Pedro Juan Caballero, por exemplo, foram feitas 17 diligências que terminaram com a prisão de um contador, dois advogados, funcionários e representantes de empresas investigadas.

Já no Departamento Central, foram realizadas até o momento 12 diligências que resultaram na prisão de 4 pessoas, sendo dois representantes das empresas investigadas, um advogado e um contador.

As diligências ainda continuam ao longo do dia. Segundo informações obtidas pela reportagem do Midiamax, buscas acontecem em 11 empresas e cumprem mandados contra 32 pessoas.

No entendimento da Senad, mesmo preso, Jarvis Chimenes Pavão continua comandando ações criminosas, que envolvem o tráfico de grandes toneladas de cocaína, principalmente por meio de uma rota que envolve o .

As diligências iniciadas nesta segunda-feira estão focadas na investigação patrimonial e financeira do esquema montado pelo criminoso. Essa ação, segundo o órgão faz parte de um acordo estabelecido no âmbito do Mercosul contra o poder do “Barão das Drogas”, como Pavão é conhecido.

As investigações da polícia miram imóveis e empresas geridas por testas de ferro, advogados e até funcionários de cartórios. Entre os dados coletados pela polícia, um manuscrito foi encontrado na cela de Pavão, no qual constava uma lista de imóveis. Elas coincidiam com a lista de bens extraída do computador do seu filho.

Durante as diligências comandadas pela Senad, o esposo da promotora paraguaia Kátia Uemura, Daniel Montenegro atirou contra os agentes e acabou preso. A Senad, entretanto, não deu detalhes sobre o envolvimento dele no âmbito das investigações.

Segundo informações obtidas pela reportagem do Midiamax, até o momento, além do marido da promotora paraguaia, a polícia já prendeu mais 10 pessoas. Quatro pessoas foram detidas em Assunção e sete em Pedro Juan Caballero.

A operação, denominada “Pavo Real”, é resultado de uma investigação que se estende por mais de 30 anos sobre o histórico criminal do narcotraficante Jarvis Chimenes Pavón, atualmente cumprindo pena no Brasil.

Operação Pavo Real 

As diligências focaram na investigação patrimonial e financeira do esquema montado pelo criminoso. Essa ação, segundo o órgão, faz parte de um acordo estabelecido no âmbito do Mercosul contra o poder do “Barão das Drogas”, como Pavão é conhecido.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Campo-grandense, morre o ícone da publicidade Roberto Duailibi

Justiça anula inquérito contra empresários de Dourados e manda devolver bens

Onde assistir: sábado tem Majestoso e outros três confrontos pelo Brasileirão

Do Mainframe à Inteligência Artificial

Notícias mais lidas agora

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

Rapazes são baleados no calcanhar e nas nádegas por desconhecido no Aero Rancho

Últimas Notícias

Polícia

Motociclista cai ao desviar de quebra-molas e é socorrido em estado grave para a Santa Casa

Estudante de 26 anos foi socorrido para a Santa Casa em estado grave após cair da moto na Avenida João Júlio Dittimar, Vila Silva Regina, Campo Grande. Segundo o boletim de ocorrência, ele tentou desviar de um quebra-molas na via, mas perdeu o controle da direção. O acidente aconteceu neste sábado (19), por volta de … Continued

Brasil

Flávio Bolsonaro pede a Trump suspensão das tarifas, mas apaga post em seguida

Filho do ex-presidente sugeriu trocar as taxas por sanções individuais

Publieditorial

Entrevista com Urandir Fernandes de Oliveira: “Dakila Pesquisas trabalha em benefício de toda a humanidade”

Nascido em Marabá Paulista-SP, Urandir Fernandes de Oliveira é um nome que, sistematicamente, ressoa no mundos dos negócios e das pesquisas científicas.

Mundo

Trump crê que Bolsonaro ‘está sob ataque de um sistema judicial armado’, diz Casa Branca

Declarações foram dadas em resposta às medidas restritivas aplicadas pelo STF