Pular para o conteúdo
Polícia

Com horário restrito, vítima fica sem atendimento no Imol da Casa da Mulher Brasileira

Vítima foi levada para a Deam na madrugada e depois encaminhada ao hospital
Renata Portela, Dândara Genelhú -
Casa da Mulher Brasileira. (Foto: Nathalia Alcantara/Midiamax)

Na madrugada deste domingo (2), mulher vítima de violência doméstica acabou levada para a , sem passar por atendimento no Imol (Instituto de Medicina e Odontologia Legal) da Casa da Mulher Brasileira). O atendimento é feito até 1 hora da madrugada.

A princípio, no plantão entre a noite de sábado e a manhã deste domingo, este foi o único atendimento que precisaria do serviço no Imol. No entanto, o local já estava fechado.

Assim a vítima foi levada para a Santa Casa de . Ela também não quis prestar queixa nem deu detalhes sobre o agressor na Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher).

O Imol da Casa da Mulher Brasileira foi inaugurado na sexta-feira, quando começaram os atendimentos. O funcionamento acontece das 7 horas às 13 horas e das 19 horas à 1 hora.

Ministra inaugurou a sala

A ministra da Mulher, Cida Gonçalves, inaugurou a unidade do Imol da Casa da Mulher Brasileira de Mato Grosso do Sul

“Elas chegam na Casa da Mulher e vão encontrar todos os serviços e agora o Imol. Isso significa que elas vão ter todo o atendimento necessário para quando elas decidirem sair da situação de violência”, pontuou a ministra.

Em agenda na quinta-feira (30), Cida afirmou que o Brasil terá 40 novas Casas da Mulher. Assim, disse que estudará a possibilidade de uma sala do Imol em cada uma das novas unidades.

“Depende das negociações de cada Estado, porque o Imol é muito especializado, não sendo tão fácil de negociar”, explicou. Presente na inauguração, a prefeita Adriane Lopes (Patriota), disse que “o serviço que faltava está sendo implementado hoje, muitas mulheres desistem de dar continuidade nas tratativas quando eram enviadas ao Imol”, relatou.

Então, destacou que o Imol completa os serviços da Casa da Mulher. “Além disso, pretendemos fazer mais campanhas de prevenção combatendo a violência contra a mulheres”, afirmou.

Cooperação mútua

Durante a cerimônia foi entregue um dossiê com o perfil das mulheres vítimas de violência e onde elas moram. A subsecretária de políticas para mulheres, Carla Stefanini, afirmou que a sala facilitará o inquérito policial.

“A sala vai além da facilidade do acesso ao exame, mas sim das condições para fortalecer a construção do inquérito policial e da consequente ação penal”, pontuou.

Além da ministra, assinaram o termo de cooperação mútua para implementar o Imol na Casa da Mulher de Campo Grande: a prefeita Adriane Lopes, o secretário adjunto de Justiça, Coronel Ari Carlos Barbosa, o coordenador geral de perícias, José de Anchieta Souza e Silva. A subsecretária de políticas para mulheres, Carla Stefanini, o presidente da de Campo Grande, vereador Carlos Augusto Borges (PSB), a primeira-dama Mônica Riedel.

Nova Casa da Mulher em MS

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, revelou que uma nova Casa da Mulher Brasileira deve ser implementada em Mato Grosso do Sul. Assim, a ideia da pasta é construir 40 novas casas em todo o país.

A informação partiu da ministra durante agenda em Campo Grande. Nesta quinta-feira (30), ela participa de audiência pública na (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) sobre violência contra mulher e feminicídio.

Contudo, ainda não existem detalhes sobre a nova Casa da Mulher. Nesta sexta-feira (31), Cida afirmou a pauta ainda não foi discutida. “Estive com ele [Governador Eduardo Riedel], mas não discutimos sobre isso. Nós vamos estar avaliando as Casas, porque na verdade as Casas necessitam de uma pactuação do Estado, da Prefeitura, Tribunal de Justiça, da Defensoria e do Ministério Público”, explicou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motociclista invade preferencial e acaba atingida por carro na Avenida Mato Grosso

MC Livinho recebe alta da UTI, após perfurar pulmão em acidente de moto

bolsoaro ovando

‘Tirania togada’: deputado Luiz Ovando celebra sanções contra ministro do STF

Artista de Três Lagoas é finalista em mostra nacional do Conselho Federal de Psicologia

Notícias mais lidas agora

Dois dos três produtos mais exportados por MS aos EUA escapam do tarifaço de Trump

‘Corremos atrás do sim e conseguimos parcialmente’, diz Nelsinho Trad após Trump liberar celulose e ferro de MS

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Graças a Deus antes de virar Venezuela, diz deputado de MS sobre aplicação da Lei Magnitsky contra Moraes

Últimas Notícias

Brasil

‘Inaceitável’: Lula critica tarifas de Trump e afirma que medida é afronta à soberania nacional

Para o governo brasileiro, a iniciativa representa uma tentativa de interferência indevida no Poder Judiciário

Le Blog Maria Antonia

O raro Rolex “Barbie” de Lionel Messi

O que Lionel Messi, o ator Mark Wahlberg e Mirka Federer, esposa do lendário tenista Roger Federer, têm em comum? Os três fazem parte de um seleto grupo que ostenta no pulso um dos relógios mais cobiçados (e enigmáticos) do mundo da alta relojoaria: o Rolex Cosmograph Daytona ref. 126538TRO, apelidado carinhosamente de “Barbie”. Essa … Continued

Trânsito

Colisão mata duas pessoas na MS-157, entre os distritos de Montese e Piraporã

Uma das vítimas chegou a ser levada ao hospital, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos

Política

Churrasco na Afonso Pena comemora Lei Magnitsky contra Moraes: ‘está só começando’

Manifestantes fizeram churrasco e adesivaço em comemoração às sanções contra Alexandre de Moraes