Carga que seria usada na fabricação de 600 quilos de cocaína é apreendida no Paraguai

Caminhão seria levado para a Bolívia, segundo a Senad

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Substância estava escondida em caminhão-tanque (Foto: Divulgação/Senad)

Um caminhão tanque carregado de permanganato de potássio, substância utilizada na fabricação de cocaína, foi apreendido na tarde desta quinta-feira (2) em Mariscal Estigarríbia, departamento de Boquerón. O material seria entregue na Bolívia. Uma pessoa foi presa.

De acordo com agentes da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) do Paraguai, a permanganato de potássio é um produto químico considerado um precursor fundamental para a produção de cocaína.

Ainda segundo o órgão policial paraguaio, nos países onde a cocaína é produzida, as estruturas criminosas pagam grandes somas de dinheiro pela substância. Não é a primeira vez que se detecta uma tentativa de saída de precursores químicos do país para o referido território vizinho.

No total, foram apreendidos aproximadamente 130 quilos do produto químico, escondidos em diferentes partes do veículo. Essa quantidade é suficiente para processar mais de 600 quilos de cocaína pura.

O condutor do caminhão, de nacionalidade boliviana, foi levado para uma das bases da Senad. Os agentes investigam a possibilidade de que a substância seria utilizada para o processamento de drogas que seriam comercializadas em cidades paraguaias e brasileiras.

Conteúdos relacionados