Pular para o conteúdo
Polícia

Bolívia apreende aeronaves e perícia vai confirmar se avião de Almir Sater foi usado para tráfico

Foi feito pedido de autorização pela Sejusp para a entrada dos policiais para a perícia ser realizada nas aeronaves
Thatiana Melo -
Aeronaves do cantor Almir Sater roubadas em 2021

O Dracco (Departamento de Repressão à e ao Crime Organizado) espera pela autorização pedida pela (Secretaria de Estado e Segurança Pública) ao governo da Bolívia para a entrada dos policiais que irão fazer a perícia em várias aeronaves apreendidas que estavam sendo usadas pelo narcotráfico. Existe a possibilidade da aeronave do cantor Almir Sater estar entre os aviões apreendidos.

Segundo a delegada Ana Cláudia Medina, foram várias aeronaves apreendidas pelo governo boliviano que estão no aeroporto de de La Crucena e estariam adulteradas sendo usadas para o tráfico. “Recebemos a informação dessas aeronaves e algumas dos modelos das roubadas em ”, disse Medina. Estão apreendidas o aeroporto cerca de 66 aeronaves.

As adulterações seriam na pintura e prefixo, de acordo com Medina. A delegada ainda falou que todas as medidas já haviam sido tomadas na época, como a prisão dos envolvidos no caso dos roubos em e o que estava faltando era a recuperação dos bens.

Prisão e roubo de avião

Dois envolvidos no roubo das aeronaves foram presos em setembro de 2021. Roger Breno Wirmond dos Santos, de 22 anos, conhecido como “zóio”, e Cristhofer Cristaldo Rocha, 20, ambos moradores de , estavam envolvidos no crime. Na época, os dois confessaram que participaram do planejamento, monitorando o local. 

A invasão no hangar em Aquidauana aconteceu por volta das 3 horas da madrugada do dia 6 de setembro de 2021, quando cerca de 18 criminosos entraram no local pelos fundos da vila 40, como é conhecido o local onde renderam o vigia e seus filhos.

As vítimas foram amarradas com lacres e presas na grade de proteção do tanque de combustível enquanto os aviões eram abastecidos. Os criminosos estavam fortemente armados, encapuzados e com luvas. Não havia rastros de carros no local. Algumas ferramentas foram deixadas para trás pelos bandidos. O hangar foi periciado na tentativa de identificação de digitais.

Aeronaves levadas em 2021

As aeronaves levadas, segundo registros da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), pertencem ao cantor Almir Sater, ao pecuarista Zelito Ribeiro, irmão do prefeito de Aquidauana, Odilon Ribeiro, e à família do ex-prefeito José Henrique Trindade.

Os modelos e matrículas dos aviões são Bonanza V35B PT-ING, Cessna 182 PT-DST e Cessna 182 PT-KDI. Ainda conforme os registros da Anac consultados pela reportagem, os três aviões estão com situação de aeronavegabilidade normais, ou seja, aptos para voar. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após briga pública, Trump considera vender ou doar Tesla comprado em apoio a Musk

Ultrapassagem malsucedida termina em colisão frontal na BR-262

Receita Federal publica normas para armamento de auditores fiscais

Em uma semana, MS registra mais 27 óbitos por síndrome respiratória, aponta SES

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus tenta reduzir multa de R$ 150 mil por ônibus lotados na pandemia

Gaeco inclui filha de Vanda Camilo em lista de alvos por escândalo de corrupção

Com 100% de reprovação, MPMS gasta R$ 24 milhões para promotores acumularem funções

VÍDEO: Dupla tenta furtar motocicleta no Monte Líbano, mas é impedida por cadeado

Últimas Notícias

Brasil

Anvisa determina recolhimento de lote de whey protein da Piracanjuba por risco de intoxicação

Caso o consumidor identifique o lote informado, a orientação é que entre em contato com a empresa para orientações

Polícia

Réu que matou o padrasto para defender a mãe é condenado a 11 anos de prisão

O crime ocorreu em abril de 2023, na avenida das Bandeiras

Brasil

Leo Lins rebate juíza após condenação e diz que país vive ‘epidemia da cegueira racional’

Leo Lins ainda lembra que a juíza Barbara de Lima Iseppi usou a Wikipédia para a condenação

Cotidiano

Ação leva serviços de saúde e cidadania para comunidade indígena de Antônio João neste fim de semana 

Caravana da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos estará no município neste sábado (7) e domingo (8)