Uma anta foi resgatada pela PMA (Polícia Militar Ambiental) após ser retirada por moradores do Assentamento São Francisco de dentro de um açude, na manhã deste domingo (12), na cidade de São Gabriel do Oeste, a 133 quilômetros da Capital. O animal tinha perfurações de arma de fogo e arranhões pelo corpo.

Moradores do assentamento relataram que a anta já tinha aparecido no local na noite de ontem (11), mas não foi mais encontrada. Pela manhã, um assentado a encontrou e conseguiu capturá-la de dentro do açude, que possui lâmina d’água de aproximadamente 70m².

Eles verificaram que o animal tinha sido baleado, segundo a PMA há pelo menos sete dias, e estava repleto de larvas. A anta ainda tinha arranhões causados provavelmente quando tentava fugir dos caçadores e passou por cercas de arames farpados.

Ainda conforme explicado pelos policiais, a anta estava tão debilitada que deveria pesar cerca de 150 quilos, mas estava com apenas 70 quilos. Ela foi encaminhada com urgência para o CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) de Campo Grande, para receber atendimento veterinário.