Agentes Guarda Civil Metropolitana participaram de treinamento e atualização profissional entre os dias 31 de janeiro e 02 de fevereiro, em Campo Grande. De acordo com a prefeitura, o treinamento de rotina visa delimitar parâmetros de segurança, conforme houver estágio de nivelamento entre as equipes operacionais. Foram 250 servidores que já atuam há mais de 10 anos, concursados e com experiência.

“Anualmente fazemos um estágio para auferir nossas técnicas e renovar alguns conceitos para poder manter sempre a padronização do trabalho. Além da evolução do crime, da prática delituosa, também há a evolução dos aspectos legais dentro da prática jurídica, dentro do estatuto do servidor e também nos procedimentos operacionais com técnicas mais eficazes”, explica Pedroso, Gerente de Pronta Intervenção da GCM, responsável por atender as ocorrências de maior complexidade e prestar apoio as gerências operacionais.

O treinamento aconteceu no Parque Ayrton Senna, em um total de 80 horas . A operação também é para atender todas as equipes operacionais da sete regiões e unidades especializadas como a da Maria da Penha, Trânsito e Patrulha Ambiental.

Os agentes que deram a capacitação foram servidores da GCM e possuem o curso de patrulhamento tático motorizado, concluído em São Paulo. “Com certeza essas atribuições melhora a performance técnica difundida juntamente a doutrina do patrulhamento, amplia o conhecimento e melhora a qualidade do atendimento prestado, nivelando as técnicas mais eficientes dentro dos parâmetros legais, previstos em lei”.

No curso, os guardas municipais tiveram acesso a conteúdo de instruções como: comunicação via rádio; postura no patrulhamento; técnica de abordagem; verbalização; técnica de algemamento; busca pessoal e veicular e entrevista ao abordado.