A FAB (Força Aérea Brasileira) encaminhou um avião de Campo Grande para auxiliar nas buscas pela aeronave que desapareceu na região da Serra do Mar, no Litoral do Paraná, desde a manhã de segunda-feira (3).

A aeronave foi deslocada por volta das 16h30 sentido à serra para ajudar nas buscas. O Centro Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico (Salvaero) está responsável por coordenar as buscas aéreas na região e que as operações serão feitas inclusive à noite, segundo a FAB.

Três pessoas estavam no avião desaparecido, os assessores do governo do Paraná Heitor Guilherme Genowei Junior e Felipe Furquim e o piloto Jonas Borges Julião.

Um helicóptero da Casa Militar, do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas e do Corpo de Bombeiros está à disposição para continuar as buscas nesta terça-feira (4). O Corpo de Bombeiros do Litoral também já iniciou um trabalho por terra na Serra do Mar.

Serra Mar no Paraná, Franklin de Freitas

Saiu do radar

O avião, um Piper Arrow, modelo PA-28R-200, que desapareceu, decolou de Umuarama, no Noroeste do Estado, com destino a Paranaguá, no Litoral do Paraná. A aeronave teria desaparecido do radar às 10h14min, na região da Limeira, atrás da Serra da Prata, em Guaratuba, no Litoral do Paraná, e a previsão de chegada do avião bimotor era 10h24, de acordo com informações do Corpo de Bombeiros.

O Governo do Estado confirmou que dois servidores estavam na aeronave. “Assim que o Estado soube que o avião saiu da rota e não chegou ao seu destino foram realizadas buscas, em apoio ao Cindacta, com os helicópteros Falcão 12 (BPMOA) e Resgate 04 (Casa Militar), mas nada foi localizado”, diz nota encaminhada pela assessoria do Governo do Paraná à imprensa.

Assessores do governo e piloto desaparecidos

Desaparecidos

A esposa do piloto Jonas Borges Julião pediu, em postagem no Instagram, orações pelo marido e que falsas informações não sejam espalhadas na internet. “Oremos. E chega de ficarem com mensagens falsas em grupos, isso não tem graça, mas Deus é maior e meu piloto vai estar bem”, escreveu.

Além de assessor da Casa Civil, Heitor Genowei Júnior é empresário e dono de um posto de combustível em Umuarama, no noroeste do Paraná.

Felipe Furquim já foi diretor do IAT (Instituto Água e Terra) em Umuarama, entre 2019 e 2022, e diretor-geral da Sedest (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável) em 2022, mas agora é assessor da Casa Civil.