Pular para o conteúdo
Polícia

Advogado suspeito de desacatar PMs e tentar evitar flagrante é preso e alega violência policial

Afirmação é de que houve agressão contra o advogado e que foi impedida presença de representante da OAB/MS
Danielle Errobidarte, Renata Portela -
Imagem ilustrativa - Foto: Henrique Arakaki/Arquivo Midiamax

Nesta semana, notas de repúdio foram emitidas pela OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil/Seccional de Mato Grosso do Sul), contra a de , a 323 quilômetros de . As notas se referem à prisão de um no dia 31 de dezembro.

Conforme detalhes do registro policial, naquele dia 31 houve a prisão em do motorista de uma caminhonete S10, que estaria dirigindo alcoolizado. No entanto, o homem desacatou os policiais, entrou em casa e trancou o portão.

Outras equipes foram acionadas para apoio e a mulher do suspeito atendeu ao interfone, afirmando que ele estava tomando banho e logo sairia. No entanto, chegaram ao local ainda o filho e o advogado do suspeito.

“Quem vocês acham que são, tem mandado para entrar aqui? Vocês não entram aí, tenho autoridade, sou advogado”, teria dito o advogado da família. A fala foi registrada no boletim de ocorrência, bem como xingamentos que teriam sido feitos aos militares.

Assim, o advogado foi orientado que seria preso em flagrante por desacato se continuasse. O motorista da caminhonete então foi até o portão, quando os militares afirmaram que ele seria conduzido até a delegacia.

Apesar disso, o advogado teria empurrado o cliente para dentro da casa, trancando o portão. Depois, o próprio advogado abriu o portão, quando ele recebeu voz de prisão.

Ainda no registro policial é relatado que o advogado teria resistido, sendo feito uso de força moderada com uso de algemas. Ele foi colocado na viatura, bem como o suspeito de dirigir alcoolizado.

As ameaças e xingamentos ainda continuaram. Assim, os dois foram encaminhados até a Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) de Três Lagoas.

O caso foi registrado como favorecimento pessoal, conduzir veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool, direção perigosa em via pública, ameaça, resistência, desobediência e desacato.

O advogado foi liberado após o fato, conforme informado pela OAB. Em versão dada pelo advogado, os policiais teriam agido com agressividade, tendo sido jogado no chão e pisado.

Então, foi complementado o boletim de ocorrência com a versão do advogado. Ele chega a relatar que só pode ter acompanhamento de representante da OAB/MS na delegacia, sendo que antes passou pelo Batalhão da PM, onde primeiro registro foi feito pelos policiais.

Além disso, suspeita que a agressão tenha acontecido por vingança, já que um dos policiais foi denunciado por ele em outro processo.

Nota de repúdio

OAB/MS e também a subseção de Três Lagoas emitiram notas de repúdio sobre o ocorrido. A alegação é de que após a prisão foi impedido acompanhamento do caso por representante da OAB – procedimento de praxe.

“Contrariando o que garante o artigo 7º, inciso IV e par. 3º, da Lei 8.906/94, situação que configura crime de violação a direito do referido profissional nos termos do art. 7o-B da mesma lei federal”, diz trecho da nota.

“A OABMS instará as autoridades competentes para a apuração dos fatos e rigorosa punição dos envolvidos, inclusive com o imediato afastamento de suas funções”, finaliza a entidade. Já a subseção de Três Lagoas ainda acrescenta que houve violência.

Já a PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul) afirmou que está ciente do caso e que não se manifestará publicamente sobre o ocorrido.

*Matéria editada às 16h para acréscimo de informação

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Usuário de drogas sofre facada na cabeça após encomendar pedras de crack fiado

Preta Gil morre aos 50 anos após tratamento contra o câncer

Em jogo movimentado com 5 gols, Palmeiras vence Atlético Mineiro por 3 a 2

Homem invade casa, faz quebra-quebra, agride morador e tenta fugir a pé

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Homem morre ao ser puxado por máquina de ressonância magnética nos EUA

Últimas Notícias

Esportes

Fla x Flu: Pedro entra no 2º tempo e faz gol da vitória do Flamengo no finalzinho do jogo

Atacante estava de ‘castigo’, sem ser relacionado pelo técnico Felipe Luís nas últimas partidas

Polícia

Amásio é esfaqueado pela companheira por causa do filho adolescente da autora

Mulher não gostou quando o homem disse que ela ‘precisaria educar melhor o filho’

Polícia

Vizinha é agredida por causa de câmera de segurança de segurança no Aero Rancho

Vítima sofreu socos, chutes e tapas da agressora

Brasil

Jovem que comeu bolinho de mandioca supostamente envenenado morre em São Bernardo do Campo

Padrasto do rapaz está preso apontado como principal suspeito pelo crime