Com apoio do Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado) e SISP (Sistema Integrado de Segurança Pública), a Polícia Civil de Rio Verde, cidade a 203 km de Campo Grande, localizou um adolescente, de 12 anos, que estava compartilhando pelas informações sobre um suposto ataque em uma escola da cidade.

Na divulgação dizia que o ataque ocorreria nesta segunda-feira (10) pela manhã e à tarde.

O núcleo de inteligência, por meio de engenharia social e inteligência cibernética, conseguiu encontrar o adolescente de 12 anos, dono do perfil. Ele é aluno da escola que seria ‘atacada'.

A polícia cumpriu mandado de busca e no domingo (9) em dois endereços e apreendeu um aparelho de celular utilizado pelo adolescente. Ele foi encaminhado na presença dos pais até a delegacia e um boletim de ocorrência foi registrado por ameaça e incitação ao crime.

O menino foi ouvido e confirmou que criou o perfil, fez a convocação, obteve vários seguidores, mas não soube dizer o motivo pelo qual resolveu praticar ação.

Os pais ficaram espantados com a notícia após o filho confirmar os fatos.

Edson Caetano, delegado de Rio Verde, informou que o ataque não era real. “Foi confirmado que não era um ataque real e sim uma pessoa que queria assustar pessoas e ganhar certa notoriedade”. Alertou ainda que é mito quando se diz que a internet é terra de ninguém. “Na verdade, tudo que é feito no mundo da internet deixa rastros, tanto é que foi assim que chegamos ao autor, que será responsabilizado”, afirmou.

Nesta segunda-feira, policiais estiveram nas escolas da cidade. A polícia ainda orienta os pais a estarem mais próximos das e adolescentes e ficarem atentos com as amizades e a quais sites tem acesso, por exemplo.