Pular para o conteúdo
Polícia

Vídeo: Simulação de ataques do ‘novo cangaço’ mobiliza moradores da fronteira

Ação foi coordenada pelo BOPE e pelo 4º Batalhão da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul
Marcos Morandi -
Treinamento mobilizou todas as forças policiais na fronteira (Foto: Reprodução)

O treinamento contra eventuais ataques do ‘novo cangaço’ realizado na noite dessa quarta-feira (23) em Ponta Porã, na fronteira com Pedro Juan Caballero, atraiu os olhares de centenas de moradores, tanto do Brasil quanto do Paraguai.

Para garantir a segurança dos participantes, o Bope (Batalhão de Operações Especiais) e o 4º Batalhão da Polícia Militar de , responsáveis pela ação, tiveram que fechar as principais ruas de Ponta Porã. A logística também envolveu agentes paraguaios da Força Nacional.

O objetivo da simulação, de acordo com informações do tenente-coronel da PM, Vinicius de Souza Almeida, é preparar as forças policiais para situações emergenciais decorrentes de ações criminosas contra instituições financeiras.

Com cenário montado para ficar o mais próximo do que seria um ataque de criminosos ligados ao ‘novo cangaço’, foram feitos disparos de festim com armas de fogo, explosões e tomada de reféns. Praticamente todo o movimento foi acompanhado de perto por populares.

O Plano de Defesa foi desenvolvido por especialistas da PM e envolveu toda a estrutura operacional da polícia, além da integração com outras instituições como a PRF (Polícia Rodoviária Federal), Polícia Civil, Polícia Federal, Guarda Municipal, Bombeiros, Associação dos Comerciantes e outros colaboradores civis que permanecerão sob sigilo para preservação da segurança de cada um dos participantes.

O ‘novo cangaço’ é uma modalidade de crime que vem ocorrendo no Brasil e já atingiu estados vizinhos, como São Paulo, e Paraná. As ações dos grupos criminosos geram pânico e medo na população. Em alguns locais, resultaram em mortes, entre policiais e a população local.

Plano de ação contra ‘novo cangaço’

Em outubro deste ano, foi publicada em Diário Oficial, a designação de servidores da segurança pública para o plano de defesa contra o ‘Novo Cangaço’ em Mato Grosso do Sul. Foram designados 16 membros entre titulares e suplentes.

Entre os membros estão policiais militares, peritos criminais, delegados, agentes policiais penais, bombeiros, policiais do DOF (Departamento de Operações de Fronteira), além de servidores do Ciops e da SAS (Superintendência de Assistência Socioeducativa). A designação foi assinada pelo secretário da Sejusp, Antônio Carlos Videira.

Novo Cangaço

O cangaço noturno em Mato Grosso do Sul começou com o fracasso do novo cangaço em 2006 nas cidades de , Pedro Gomes e Sonora. 

Em 2011, os criminosos optaram pelas explosões aos bancos durante a noite, escolhendo sempre cidades menores, mas com grande fluxo de dinheiro por causa de indústrias e lavouras. Antônio João em 2011, Aral Moreira também em 2011, Sonora em 2016, Pedro Gomes também em 2016, Paraíso das Águas em 2017, e Coronel Sapucaia em 2019, foram cidades alvos destes criminosos, sendo que muitos acabaram presos e outros morreram em confrontos policiais.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Grupo criminoso de São Paulo que furtou apartamento de luxo em Campo Grande é alvo de operação

oitiva reclamações cpi

Frota velha do Consórcio Guaicurus afeta principalmente três regiões de Campo Grande

vagas

Feirão da Empregabilidade oferta 74 vagas nesta terça-feira em Campo Grande

Mães com ‘M’ maiúsculo!

Notícias mais lidas agora

Juiz diz que há indícios de corrupção em contrato de R$ 59 milhões com empresa do Sigo

Grupo criminoso de São Paulo que furtou apartamento de luxo em Campo Grande é alvo de operação

CBF confirma: Carlo Ancelotti é o novo técnico da Seleção Brasileira

Comandante da Marinha assume interinamente Ministério da Defesa

Últimas Notícias

Esportes

Seleção quebra tabu de 60 anos e volta a ter técnico estrangeiro; veja quem foram os outros

Ancelotti é o quarto técnico estrangeiro a assumir o comando da seleção

Polícia

Com redução de 32%, MS está entre os estados que menos registrou homicídios contra mulheres em 2023

Os dados tratam dos casos que não envolvem violência doméstica

Emprego e Concurso

IFMS abre vaga para professor substituto no Campus de Ponta Porã

Os interessados podem se inscrever no processo seletivo até 18 de maio

Brasil

Policiais quebram câmera de segurança após espancar homem no Ceará

Em nota, a Polícia Militar do Ceará informou que está à disposição para colaborar com as investigações